Você é daquelas pessoas que compra algo por impulso e não por necessidade?  É só chegar a época do Natal que as lojas ficam cheias de gente ansiosa para escolher seus presentes. Muitas dessas pessoas acabam comprando tudo o que vê pela frente, mas até que ponto isso pode trazer consequências?

De acordo com o psicólogo, Liszt Rangel, especialista que atua em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o comportamento do consumo compulsivo é marcado peladiminuição da angústia relacionada ao ato da compra. “No momento o comprador compulsivo sente prazer, um alívio de tensões, dos conflitos psicológicos e da ansiedade e pode ser um transtorno chamado de Oneomania. No entanto, quando a pessoa cai na real e tem a fatura do cartão de crédito para pagar, a realidade muda e vem o sentimento de angustia”, explica Liszt.

Ainda de acordo com o especialista, não há nada de mau em a pessoa gastar dinheiro naquilo que bem entender, desde que não prejudique os outros e nem a si mesmo. Como é o caso de contrair dívidas e fazer prestações a perder de vista. “A principal característica que difere o comprar por necessidade e o comprar compulsivo é a desvinculação entre o que se compra e o que é necessário. E qual o sentido da vida dessa pessoa?”, finaliza Liszt Rangel.

 

PESQUISA

Estima-se que cerca de 59,9 milhões de brasileiros não conseguem pagar suas contas. O Nordeste é a segunda Região com maior número absoluto de devedores com 16,85 milhões de negativados (42%). A primeira é o Sudeste do País com 24,24 milhões de pessoas com contas atrasadas (37%).

Os dados foram coletados em novembro e revelados na última segunda-feira (11), pelo indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

 

1º SEMINÁRIO – O SENTIDO DA VIDA

Esse será um dos assuntos do ‘1º Seminário sobre O Sentido da Vida’ neste domingo (17), em Caruaru. O evento começará a partir das 14 horas, no auditório do Maysa Plaza hotel, Bairro Maurício de Nassau. A participação é feita através de um ticket disponível no local por R$ 15,00 e mediante a doação de 1KG de alimento não perecível, ou brinquedo que serão doados para uma Instituição da cidade que cuida de crianças no tratamento de microcefalia.

 

LISZT RANGEL

Liszt Rangel é psicólogo clínico de base analítica e segue as escolas freudiana e lacaniana. Autor de livros como Entre o ciúme e o Amor, Pode Entrar, a Vida é Sua. Ele também desenvolve pesquisas sobre O Jesus histórico e tem outros títulos lançados no Brasil.

Fonte: Pautar Comunicação