Despertar o espírito empreendedor e fazer com que os graduandos possam pensar globalmente e agir localmente é um dos objetivos do curso de Relações Internacionais da Asces-Unita. A graduação possibilita que os estudantes tenham um pensamento global também em relação aos negócios e conquistem um diferencial no mercado a partir dos conceitos aprendidos em sala de aula.

E foi com esses conceitos que um negócio diferenciado chegou a Caruaru e tem ajudado a movimentar a economia da cidade, mudando a vida de várias pessoas. Trata-se da Plural, loja colaborativa que funciona na Rua Silvino Macedo, popularmente conhecida como Rua da Má Fama. No empreendimento, que nasceu como um projeto de TCC, cada marca possui um nicho alugado para expor seus produtos, sendo sua única responsabilidade a reposição. A partir daí, a loja cuida do resto: atendimentos aos clientes, comercialização dos produtos, relatórios de vendas e repasse do faturamento da carga. A proposta também é de conscientizar a população para a valorização dos produtos locais.

O responsável pela Plural é o egresso de Relações Internacionais Milton Oliveira. Formado em 2015, ele sempre quis empreender, tanto que, ao mesmo, também cursava Administração na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele acredita que o conteúdo absorvido no curso e as atividades realizadas proporcionaram uma experiência válida para o trabalho que viria a realizar. “Foi no curso de RI que tive o primeiro contato com planos de negócios e isso agregou muito pra mim. No Laboratório de Práticas em Relações Internacionais, também pude desenvolver atividades na gestão de projetos, o que ajudou a potencializar minha ideia”, explicou. Hoje, a empresa também dá espaço aos formandos do curso, tendo quatro estagiários trabalhando lá.

O modelo comercial de loja colaborativa foi explorado inicialmente na Inglaterra. No Brasil, cidades do Sudeste começaram a colocá-lo em prática recentemente e, no interior do Nordeste, a Plural é uma das pioneiras. Milton explica que uma das preocupações da empresa é dar suporte aos microempreededores que lá estão sediados, fazendo que com todos cresçam juntos. “Algumas pessoas que estão conosco têm pouco acesso à informação, portanto, queremos que todos tenham a oportunidade de agregar mais valores ao seu negócio”, falou.

Recentemente, a Plural, por meio dos seus estagiários Anderson Almeida e Willian Volf, promoveu na Asces-Unita um workshop com objetivo de levar informações que facilitem a vida dos comerciantes e ampliem seus horizontes além das fronteiras, como instruções para a utilização do marketing digital e as possibilidades de internacionalização dos produtos. Milton considera que foi um momento muito proveitoso. “Para aqueles que não têm afinidade com a tecnologia foi relevante conhecer a importância dessa ferramenta, além das inúmeras possibilidades existentes na internacionalização dos produtos, como compra e venda de insumos, etc. Eles puderam perceber que é possível e que não devem desistir de suas ideias”, frisou.

Para quem quiser conhecer a Plural, a loja colaborativa funciona na Rua Silvino Macedo, 164, Bairro Maurício de Nassau, Caruaru.