Silvério Pessoa lança, nesta quinta-feira (9) às 19h, em Caruaru, o livro ‘Religiosidade popular – França e Pernambuco: Diálogos, Expressões e Conexões’. A apresentação do material, publicado pela Fonte Editorial, será realizada no Campus II do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), e é aberta ao público.

A obra é o resultado de um estudo comparativo entre as expressões da religiosidade popular pesquisadas entre o Sul da França (Occitânia) e o Nordeste do Brasil (Pernambuco). Foram dois anos de viagens, fotos, filmes, leituras e entrevistas, possibilitando uma nova visão das devoções populares estudadas no campo das ciências da religião e protagonizando uma inquietação sobre a resistência que as práticas populares realizam diante da globalização entre dois continentes, tão distantes e ao mesmo tempo tão próximos e conectados pela religiosidade.

O autor, que também é músico e compositor, realizou, paralelamente, aos seus estudos na França, um encontro musical unindo as duas culturas, descortinando pontos de semelhanças significantes. O livro mantém a estrutura de uma pesquisa acadêmica (foi desejo do autor) e culmina com as análises sobre: a religião das fontes e da saúde; religião das peregrinações e procissões; religião do fogo e das festas; e da religião dos santos e da salvação. O livro e CDs de autoria de Silvério estarão à venda no local.

Após o lançamento, Silvério fará uma apresentação de voz e violão para os participantes.

A atividade é direcionada para estudantes e funcionários da Asces-Unita, e também é aberta para o público em geral. O acesso é gratuito. Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Cultura e Artes (NCA) da instituição caruaruense.

Outras informações pelo número: (81) 2103-2028.