O profissional de Educação Física promove a saúde das pessoas através da prática de exercícios físicos, além de planejar e monitorar. É um profissional multidisciplinar, que trabalha juntamente com nutricionistas, fisioterapeutas e médicos, prezando por resultados mais coerentes e seguros. A prática de exercícios físicos reduz os riscos de adquirir doenças e faz muito bem à auto-estima, podendo ser praticada através da dança, de esportes, entre outros. Mas, sempre sendo praticada de maneira responsável, diante disso  o Prof. Luciano Machado, docente do curso de Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces/Unita) nos trará algumas explicações sobre o tema.

 

  1. Qual a idade ideal para começar uma atividade física ou frequentar uma academia?

Professor: Na realidade não existe essa ideia, era uma observação antiga. Antigamente as pessoas falavam que a questão da musculação tinha uma influência negativa no crescimento. Hoje alguns estudos já mostram que isso  não tem nada a ver, pelo contrário, pode influenciar positivamente até no crescimento. Agora, qual o ponto interessante, que a prática do exercício para os jovens, adolescentes, e crianças seria mais correlacionado ao  ganho do acervo motor, ou seja, um melhor acervo motor e não com fins estéticos. Mas, em suma não tem uma idade específica, com qualquer idade você pode começar na prática de exercícios físicos.

 

  2. Existe um horário ideal  para a prática de exercícios físicos?

Professor: Cada pessoa tem o seu perfil, cada pessoa se sente bem em determinado momento, é uma questão biológica, cada um tem um horário que se sente melhor no dia,  existem pessoas que acordam e vão malhar, já outras acordam mal e ao decorrer do dia têm disposição para a prática de exercícios físicos, então isso vai de acordo com cada pessoa.  Porém, a prática de exercícios físicos próximo a hora do sono pode influenciar negativamente, então, o que nós orientamos aos nossos alunos é que na prática tem que haver um intervalo de descanso.

 

3. Deve-se fazer uma avaliação médica antes de entrar na academia? qual o procedimento?

Professor: o primeiro ponto é o pedido de exames médicos, pois talvez ele tenha alguma enfermidade e não tenha conhecimento da mesma. Os exames mais solicitados são: avaliação cardiológica e avaliação física. Aqui na Asces-Unita, pedimos que eles já venham com os exames médicos, com o parecer, para que esteja apto a fazer a matrícula. Ao chegar aqui concluímos com a avaliação física.  

 

4. Quais os benefícios da prática de exercícios físicos ?

Professor: benefícios cardiovasculares, controle da hipertensão, diabetes, entre outras.  Hoje já estamos vendo uma associação da prática de exercícios com algumas enfermidades, você diminui o risco de depressão, ansiedade, o pensamento suicida. Então, você vai ter  variáveis com a prática de exercícios físicos.

 

5. Existe alguma restrição ou diferença entre os exercícios de homens e mulheres?

Professor: Restrição não, mas existe algumas mudanças durante o exercício, tem momentos do ciclo menstrual que as mulheres têm um pouco mais de força ou está com um pouco menos, aí você pensaria em uma periodização para as mulheres em seu ciclo menstrual.

 

6. Qual a duração ideal diária para a prática de exercícios físicos?

Professor: para ser considerado um indivíduo fisicamente ativo, se exercitar os cinco dias da semana durante trinta minutos aproximadamente, porém atualmente defendemos exercícios mais intensos com curta duração, porém é preciso respeitar o princípio da proteção, ou seja, você chegou agora para treinar aqui na academia e vamos fazer uma periodização logo após a avaliação, para que você chegue ao nível de treinamento mais intenso, quando você atinge esse nível mais intenso provavelmente você reduz o tempo de treinamento. Anteriormente as pessoas conciliavam o emagrecimento ao tempo, o que é totalmente incoerente. O emagrecimento está ligado mais a intensidade.

 

7. Quais são as orientações que um educador físico passa para seus alunos em uma academia?

Professor: Primeiro ponto, (mais específico para a clientela), procurar um profissional de Educação Física, hoje muita gente pratica exercício a revelia. Aqui mesmo na avenida Portugal, em Caruaru entre 4h e 5h observa-se muita gente fazendo caminhada ou correndo, isso é muito importante, porém é interessante que se tenha um profissional de educação física  monitorando esse treino.

 

8.Em questão de doenças como hipertensão, cardíacas tem algum exercício específico?

Professor Hoje a pesquisa ela é consensual você pode realizar tanto exercícios aeróbicos quanto treinamento de força, para hipertensos. Mas todos já defendem a prática de  treinamento de força e treinamento aeróbico, então nesse sentido você pode fazer uma periodização que possa mesclar.

 

9. Quais as principais orientações que o estudante de educação física necessita em sua formação acadêmica?

Professor: Dentro do mercado de trabalho exige-se uma formação plural , o qual ele tenha a vivência em todas as área, a área de educação física é  extremamente ampla, você tem uma gama de oportunidades em várias áreas, é interessante que você tenha uma formação ampla no qual você vivência a ginástica, vivência o treinamento de força, vivência a prática esportiva (Futsal, futebol, handebol…). Paralelamente prezamos pela pesquisa, onde o aluno vivencie também a pesquisa na faculdade, onde ela vai ter um raciocínio, um pensamento mais crítico.

Hoje a saúde é extremamente dinâmica, cada dia tem artigos quebrando paradigmas, assim é preciso estar antenado nessas mudanças, nesse sentido prezamos por essa vivência plural aqui na Asces-Unita. O estagiário aqui tem o momento na piscina, na ginástica, na avaliação física e na academia. A partir do 5º  período eles já começam a ver e a participar das áreas, como ginástica, por exemplo. Uma dica que dou é vivencie todas as áreas, vivencie a ginástica, a ginástica laboral, natação, parte esportiva, vivencie tudo e se especialize em uma área.

 

10. Qual o diferencial do educador físico formado na Asces-Unita?

Professor Na realidade o grande diferencial que nós temos aqui, é o corpo docente que são considerados como referência no Estado de Pernambuco, outro ponto é a valorização da pesquisa, temos alunos extremamente críticos por vivenciar a pesquisa. A estrutura da Asces-Unita é totalmente diferenciada, temos uma quadra, uma piscina semi-olímpica, um   campo oficial , uma academia escola altamente equipada dentro do Centro Universitário. Hoje, temos uma valorização dos nossos alunos imensa, as academias disputam pelos alunos da Asces-Unita.  

 

11.Qual a relação com a comunidade?

Professor Desenvolvemos pesquisa com idosos visando a  redução dos riscos de queda, minimizando os riscos de certas enfermidades para os idosos, esse trabalho de pesquisa e extensão favorece constantemente  a população. Além disso a academia escola é aberta para a população em geral, a comunidade pode vivenciar a atividade de uma forma coerente e segura com nossa equipe.