O aluno João Victor Batista Burgos, 18 anos, do curso de Ciência Política participará do programa de estágio promovido pela Câmara dos Deputados, o estudante participou da seleção que se deu a partir de um quiz de perguntas e respostas, onde os melhores colocados usufruem dessa experiência. O tema abordado no quiz varia, cada edição é um novo tema, o dele foi sobre "Primeira Infância". Nessa edição foram inscritos em torno de mil candidatos, mas apenas 50 foram selecionados (25 homens e 25 mulheres) sendo nosso aluno um dos únicos do Estado de Penrnambuco, concorrendo com universidades públicas de peso como a PUC – São Paulo e demais instituições a nível nacional.

Estágio

O Estágio Participação é um programa voltado a estudantes universitários de todas as áreas de formação que tem o objetivo de estimular a participação democrática e cidadã por meio de atividades que propiciem conhecimento sobre o Poder Legislativo. É uma oportunidade para acompanhar de forma interativa a atividade da Câmara dos Deputados, compreendendo o papel da instituição para a democracia e a complexidade do processo legislativo, e também as discussões atuais que ocorrem no Parlamento.
A participação no programa pretende trazer a este público o entendimento de que os debates, votações e decisões que ocorrem no Congresso Nacional têm grande impacto em sua vida. Por isso, a cada edição, haverá um tema em destaque que será debatido e explorado pelos estudantes: Reforma Política, acessibilidade e saúde são exemplos de temas que estarão em discussão nas edições do Estágio Participação. A dinâmica do Estágio Participação está baseada no cumprimento de tarefas ou “missões” que serão lançadas aos estudantes durante três dias de vivência na Câmara dos Deputados, relacionadas ao tema em debate. A partir de orientações recebidas, os participantes buscarão de diversas formas todas as informações necessárias para o cumprimento das missões, como conversar com técnicos da Câmara, entrevistar deputados, fazer pesquisas no Portal da Câmara, nas redes sociais, nos veículos de comunicação, dentre outras.
Toda a programação é baseada na autonomia e no protagonismo dos universitários e valoriza a aproximação e a interação dos jovens com o Parlamento e com os Deputados. Desta maneira, pretende-se estimular o envolvimento com a política e a atuação cidadã dos participantes, incentivando a participação democrática.