Mais de 800 instituições de ensino superior (IES) de todo o país devem participar da 13º edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Criado em 2005 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o projeto já proporcionou mais de 11 milhões de atendimentos à população. Além de estimular nas IES o engajamento social para uma educação cada vez melhor, as ações geram benefícios para a sociedade e proporcionam aos alunos e voluntários oportunidades de conscientização e formação cidadã. Os estudantes podem ainda exercer a prática do que é aprendido em sala de aula.

O objetivo central da campanha é dar mais visibilidade aos projetos de responsabilidade social que são realizados ao longo de todo o ano pelas diversas instituições particulares de todo o país em áreas como saúde, educação, cultura e meio ambiente. A maior mobilização, no entanto, acontece durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular que, em 2017, acontecerá entre 18 e 23 de setembro.

Em 12 edições do projeto, foram realizadas cerca de 70 mil atividades, envolvendo 2,7 milhões de alunos, 217 mil professores e mais de 158 mil técnicos. E o objetivo da Associação é superar anualmente os números, ampliando as atividades e serviços oferecidos pelas IES.

A adesão ao projeto é gratuita e podem se inscrever instituições particulares de educação superior – associadas ou não à ABMES –, bem como as públicas e aquelas vinculadas ao Sistema “S” (conjunto de instituições de interesse de categorias profissionais, como Sesi, Senai e Sesc). Voluntários e empresas também podem agregar atuando como parceiros das unidades educacionais.

A ABMES certifica as IES que comprovam a realização das ações com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, atestando que a instituição de ensino se preocupa e é comprometida com o bem-estar social da comunidade e com seu desenvolvimento sustentável.

No site da Campanha é possível acessar informações como datas, comunidades atendidas e mapa das atividades, além de conhecer mais sobre a oferta de serviços pelas IES.

Asces-Unita enquanto agente transformador da sociedade

O único Centro Universitário do interior do norte e nordeste a ter o reconhecimento de instituição comunitária é a Asces-Unita, dessa forma sua atuação é voltada tradicionalmente a formar cidadãos com atuação social que seja um diferencial em seu meio. Com serviços gratuitos para a comunidade em escritórios e clínicas, além de ações itinerantes em pontos de carência social a Asces-Unita busca constantemente fomentar o acesso aos serviços essenciais para a sociedade que a circunda, vinculando o futuro profissional e o seu olhar humanístico. Confira algumas das ações que são realizadas constantemente pelos futuros profissionais em supervisão dos seus docentes: Palestra Educação em Saúde para idosos da comunidade; Hidroginástica com idosos da comunidade; Ginástica Laboral e Mensuração do sinais vitais nas pessoas com deficiência física; Aferição da pressão arterial, glicemia e medidas antropométricas; Demonstração e conscientização sobre a importância do exame preventivo do colo do útero e auto exame da mama; Descarte de Medicamento no Meio Ambiente; Orientações, identificação e prevenção de parasitoses em pessoas da comunidade; Análise Ergonômica e Ginastica Laboral para Trabalhadores; Gestão, epidemiologia e planejamento em saúde bucal; Desenvolvimento de atividades lúdicas, com orientações acerca dos cuidados de higiene bucal e geral; Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de câncer bucal; Arte & Ciencia na Escola; Atendimento jurídico – Orientações jurídicas (cívil, penal e consumidor); importância da qualidade da água e dos alimentos; Ultrassonografia Natural; Saúde Bucal Hospitalar; Plantas medicinais na atenção a saúde.