O Laboratório de Práticas e Estudos em Jornalismo (Lapej), mantido pelo curso de Jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), promove, nesta quarta-feira (2), no Memorial da Cidade de Caruaru, o lançamento da II Exposição Fotográfica Novos Olhares. A edição deste ano da mostra, que reúne imagens produzidas por estudantes do curso, tem como tema ‘A Feira de Caruaru’.

Nela, os alunos buscam representar, através da linguagem fotográfica, elementos que estão presentes na música de mesmo nome (‘A Feira de Caruaru’), de autoria de Onildo Almeida, e lançada por Luiz Gonzaga há exatas seis décadas (1957). O marco é, inclusive, um dos motivos para a escolha da temática (principalmente pela importância histórica, cultura e social para a região).

É isso que destaca o professor Diogenes Barbosa, da disciplina Fotojornalismo, que acompanhou e coordenou o desenvolvimento das imagens e da própria exposição. “Os quatro alunos envolvidos na produção (Geison Flávio, Elizabeth Barbosa, Rita Araújo e Iasmym Nunes) foram a campo com o desafio de ilustrar, através de imagens, itens que foram destacados por Onildo Almeida e cantados por Gonzaga. É um processo que, para eles (alunos), contribui com o reconhecimento de questões comportamentais, sociais e, claro, ártico-culturais da nossa região”, explica.

Ao total, a II Exposição Fotográfica Novos Olhares reúne 24 fotografias, em grande formato. As peças registram um pouco do cotidiano nas diferentes feiras que compõem ‘A Feira de Caruaru’ (Feira de Artesanato, Feira de Ervas, Feira da Goma, Feira de Aves…). Sempre com a perspectiva de registrar os espaços, as pessoas e os objetos sob perspectivas diferenciadas, que ajudem a construir “novos olhares” sobre a Feira.

Para o estudante Geison Flávio, o registro jornalístico foi muito simbólico. “Foi uma experiência incrível. É o meu primeiro trabalho com fotografia e poder registrar as características da Feira de Caruaru, em um ano em que a música em sua homenagem completou 60 anos tem um simbolismo muito forte”, destacou.

A II Exposição Fotográfica Novos Olhares é promovida pelo Laboratório de Práticas e Estudos em Jornalismo (Lapej) da Asces-Unita, e conta com o apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e do vereador Ítalo Henrique.

Ela permanece no mezanino do Memorial da Cidade de Caruaru (na Rua Duque de Caxias, no Centro) até o dia 4 de setembro. O acesso é gratuito, e a visitação pode acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e nos sábados das 8h às 13h. Outras informações sobre os horários de funcionamento do espaço, com a Diretoria de Museus: (81) 3721 2545.