A estudante Elizabeth Karine Magalhães Barbosa, do curso de Jornalismo da Asces-Unita, apresenta, nesta sexta-feira (30), no Centro Universitário Estácio do Ceará, em Fortaleza (CE), o trabalho ‘Novos olhares sobre A Feira de Caruaru’. A produção é finalista da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Prêmio Expocom), na categoria fotojornalismo. O Prêmio Expocom acontece dentro da programação do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2017).

‘Novos olhares sobre A Feira de Caruaru’ reúne imagens produzidas durante a disciplina Fotojornalismo. Assim como explica o professor Diogenes José Pereira Barbosa, que ministra a disciplina, orientou o trabalho e está em Fortaleza para acompanhar a apresentação, o intuito foi provocar a prática articulada a uma leitura crítica sobre a atuação profissional nesta área, ao mesmo tempo que aproxima os estudantes dos bens culturais em questão.

“Neste trabalho, prevalece o experimentalismo. O desafio dos nossos estudantes foi revistar a música A Feira de Caruaru, de autoria de Onildo Almeida, remontando a canção através de imagens. Como resultado, temos um material finalista de um prêmio ao qual concorrem produções das principais escolas de comunicação do Nordeste”, comemora Diogenes.

Elizabeth destaca a satisfação em estar entre os finalistas. “É uma satisfação participar da última etapa regional do Expocom. A oportunidade de poder apresentar um trabalho de fotojornalismo, representando a nossa Feira, a riqueza da produção de Onildo, a cidade de Caruaru, é indescritível”, declara.

No segundo semestre, as imagens que estão concorrendo ao Prêmio Expocom e produções de outros estudantes da Asces-Unita irão compor a II Exposição Fotográfica Novos Olhares. O lançamento está previsto para o dia dois de agosto.

CONTRIBUIÇÃO COM O EXPOCOM – Este é o segundo ano que o curso de Jornalismo da Asces-Unita participa do prêmio, e a primeira vez que um trabalho da instituição caruaruense é classificado para uma final.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES – Além dos envolvidos diretamente na produção do trabalho, a Asces-Unita também está representada no evento por outros dois participantes. A professora Cristina Vila Nova de Vasconcelos ministrará a oficina ‘Técnicas de locução e apresentação em Rádio’.

Quem também acompanha as atividades é o estudante Leonardo Cícero da Silva. Ele é aluno-líder de um trabalho que também estava concorrendo ao Prêmio Expocom, em outra categoria.