A professora Yumie Okuyama do curso de educação física da Asces-Unita está em conclusão de seu doutorado no programa de pós graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento – UFPE. O projeto de pesquisa se refere a cefaleia (dor de cabeça) e exercício, a cefaleia é um distúrbio multifatorial muito frequente na população. A cefaleia pode ter diversas classificações segundo classificação internacional de desordens da dor de cabeça (International Classification Desorders Headache – ICDH) como a enxaqueca e a dor de cabeça tipo tencional que são mais acometidas em mulheres.

Estudos atuais defendem que aqueles classificados como fisicamente ativos podem ter menos episódios de enxaqueca e uma menor intensidade na dor. Dessa forma os exercícios físicos vem se mostrando eficazes na modulação da dor apesar, da enxaqueca ter características de dores muito fortes afastando as pessoas das atividades rotineiras. Percebe-se na literatura uma carência de estudos longitudinais randomizados e controladas para evidenciar os benefícios dos exercícios aeróbicos sobre a cefaleia e principalmente a dosagem desses exercícios. Portanto o objetivo desse projeto é avaliar a influência de diferentes intensidades de exercício aeróbico na intensidade e duração da dor de cabeça em mulheres com enxaqueca ou cefaleia do tipo tensional.

Para participar dessa pesquisa estamos selecionando mulheres que tenham entre 18 a 60 anos, que tenham 2 ou mais episódios de enxaqueca por mês, não ser obesa, não praticar atividade física, não apresentar problemas osteoarticulares que contra indique a realização de exercício físico e, principalmente ter a disponibilidade para realização de exercícios três vezes por semana que serão realizados na academia escola da Asces-Unita.

As mulheres selecionadas serão monitoradas e as suas dores de cabeça acompanhadas por meio de um diário de enxaqueca (manual ou virtual), também serão realizadas avaliações físicas e cardiorrespiratórias gratuitas e, por fim, os exercícios aeróbicos serão organizados e planejados conforme a sua capacidade respiratória.

Este projeto foi aprovado pelo comitê de ética e tem como pesquisadores responsáveis (professores da Asces-Unita e professores da UFPE): Yumie Okuyama, Luciano Machado, Humberto Gomes, Breno Farah, Dr. Marcelo Valença e Dra. Paula Diniz.

Garanta sua inscrição aqui.