Ao longo de 160 anos de história, a cidade de Caruaru já contribuiu com a formação profissional de milhares de profissional de milhares de pessoas. No setor educacional, a cidade foi pioneira com a autorização do cursos de Direito e de Odontologia, pelo visionário Tabosa de Almeida, em meados do 1959, que abriria as portas para o ensino superior no Norte e Nordeste, na época como Associação Caruaruense de Ensino Superior, hoje reconhecida como o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). 

 E assim tem sido, ao longo das décadas, com a vida de centenas de pessoas que fazem chegadas e partidas, aprimorando o conhecimento, crescendo profissionalmente e contribuindo com o crescimento de Caruaru. E foi assim com o patriarca da família, Emanoel de Sousa Leite, 76 anos, mais conhecido como “Doutor Leite”. Nascido em Campina Grande-PB, pouco tempo após o nascimento, seus pais se mudaram para a cidade de Pesqueira-Pe. Por lá, já ouvia da fama de que Caruaru possuía melhores escolas. Então seus pais decidiram vir em busca de melhorias para família, e também em busca de educação com qualidade. “Lembro que meus pais já se esforçavam nos seus trabalhos para poder pagar um bom estud. Dei o pontapé inicial no Colégio Diocesano, fui um dos primeiros fundadores do grêmio estudantil na cidade. Foi ali que percebi o quanto o estudo era primordial para o meu futuro, e então mergulhei nesse universo, que é o conhecimento”, conta.

 Doutor Leite, carinhosamente conhecido pelos amigos e pacientes, escolheu a Odontologia como sua profissão. Mas concluir o curso não foi fácil. Assim como milhares de estudantes, foi preciso arregaçar as mangas e trabalhar em outros períodos para pagar as mensalidades. “Embora tivéssemos um certo grau de dificuldade, se comparando as grandes capitais o cuidado com o ensino sempre foi uma das preocupações do senhor Tabosa e de sua equipe para os estudantes. Tínhamos sempre curso de atualização, e isso nos motivou a não parar no tempo”, destaca. 

E esse olhar atento de um pai preocupado com a educação de seus filhos, permitiu que sua filha, escolhesse sua profissão. Angellica Falcão Leite, 45 anos, mestre em Odontopediatria, escolheu também a cidade de Caruaru para sua formação profissional, em nossas conversas me dizia que não era necessário sair daqui para estudar, que a faculdade possuía corpo docente com alto nível de conhecimento, de estruturas melhores que outras cidades, e sem contar com o cuidado que ele teria por estar perto para cuidar de sua família, além de morar em uma cidade com uma ótima qualidade de vida. E foi assim que aconteceu no final de 1999, conclui o curso de Odontologia na Asces, sendo aluna Laureada”, relembra.

 Na terceira geração, Brunna Falcão Leite Bezerra, 28 anos, não optou pela profissão de seu avô e consequentemente de sua mãe. Mas a escolha pela instituição educacional foi decisiva para a escolha de sua profissão. “Pude observar ao longo de minha adolescência, o quanto meu avô e minha mãe eram apaixonados pela instituição, e pelo conhecimento adquirido nela. Quando optei por cursar Direito, sabia que além de contar com o respaldo de profissionais qualificados, estava adentrando em um mundo totalmente novo, com referência de profissionais que hoje são juízes, desembargadores, promotores e que tiveram a formação sólida oferecida pela Asces/Unita. Fazer parte de uma geração que está à frente do conhecimento quando comparado, é se sentir mais orgulho de uma cidade que tem grandes referências na educação, na cultura, na literatura e no mundo jurídico”, menciona.

 De acordo com os dados do último censo realizado pelo Ministério da Educação de 2015, o fluxo de estudantes no período noturno é de aproximadamente 12 mil alunos que vêm em busca de formação profissional. O município atualmente conta dois centros universitários, duas faculdades particulares, três faculdades que trabalham com o ensino à distância, duas universidades públicas, além do Instituto Federal e três escolas particulares que oferecem cursos técnicos.

 “Esse movimento cíclico de formação profissional que Caruaru possui é extremamente positivo, pois ao longo do anos, isso vem sendo costurado para a região. Muitas barreiras são vencidas, principalmente pela qualificação do corpo docente que vem se aperfeiçoando ingressando em programas de mestrado e doutorado, possibilitando aos jovens uma melhor formação, e preparação para o mercado de trabalho. Fazemos parte da história de Caruaru, e Caruaru também faz parte da nossa história”, conclui Angellica Falcão.

Dois séculos de expansão educacional

No século 19, Caruaru possuía apenas o Grupo Escolar Joaquim Nabuco, situado na praça do Rosário, que foi extinto pra a criação da Escola Professor Vicente Monteiro. O estabelecimento que homenageia o professor que fez parte dos fundadores da banda Comercial de Caruaru, foi erguido em terreno doado por José Vasconcelos, ao lado da antiga fábrica da Caruá, onde permanece até hoje. Com a colaboração de educadores como a professora Sinhazinha e Luiz Pessoa de Silva, um novo cenário educacional começava a se formar, Luiz Pessoa foi, inclusive, o criador do primeiro curso pedagógico do interior de Pernambuco.

Foi a instalação da Educação Superior que garantiu aos filhos da terra a possibilidade de permanecer onde completaram os estudos básicos. Justamente na época em que as primeiras instituições de ensino superior se instalavam no interior da regiões Norte e Nordeste, o deputado federal Tabosa de Almeida trouxe para Caruaru os inéditos cursos de Direito e Odontologia, em que hoje se chama Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). Outro marco para a cidade foi erguido em formas imponentes no primeiro bairro planejado de Caruaru, o Petrópolis. Em 12 de abril de 1961, foi inaugurada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafica), projeto idealizado pelo bispo diocesano Dom Augusto de Carvalho.

 A então Faculdade Vale do Ipojuca (Favip) recebe estudantes de municípios da região desde 2001. Atualmente ligada ao grupo internacional DeVry, a instituição encontra-se em expansão, hoje denominada Devr|Unifavip. A Faculdade Maurício de Nassau foi inaugurada de 2012, cujo campus está localizado às margens da BR 104.

Fonte: Jornal Extra