Ao escrever sobre este momento, não sabendo me expressar, mas tenho em minha memória momentos vividos e boas recordações de luta, perseverança e amor ao próximo.

No dia 17 de abril de 1917, hoje faz 100 anos. Deus olha para o pequeno povoado de Terra Vermelha, o Sol brilha com o nascimento do menino Adalberto Tabosa de Almeida.

Sua primeira passada foi com amor por sua terra natal, nela, deixando muita recordação e saudades, hoje, estando ele nos braços do nosso Pai Eterno.

Sei que Dr. Jorge e família guardam boas lembranças de muita felicidade que passamos juntos ao lado de Dr. Tabosa.

Dr. Tabosa sempre foi um homem a frente do seu tempo, mesmo havendo os invejosos que o chamava de Matuto de Terra Vermelha, mas isto não desanimava de seus ideais.

Foi Deputado Estadual e Federal, sempre com olhos voltados para seus conterrâneos, construiu um Grupo Escolar em Terra Vermelha. Em seguida, vendo a necessidade do local, coloca um equipo odontológico e um dentista Dr. Cícero Lemos e dois médicos Dr. Mário Andrade e Dr. Ramos, então, foi uma grande festa por que ele tinha amor pelos pequeninos e sua personalidade e sua formação era só fazer o bem.

Outro grande feito pelo ilustre Dr. Tabosa de Almeida foi a criação do Centro de Assistência na Rua da Matriz, tudo o que quisesse aprender a fazer em trabalhos manuais, datilografia, cultura, tendo como apoio sua mamãe, que estava nesta repartição todos os dias.

Construiu uma casa funerária no Salgado, e doava tudo para enterro das famílias carentes, neste ínterim já lutada para trazer as Faculdades de Direito e Odontologia, olhando para o próximo, porque ele sofreu na pele, saindo para estudar fora de sua terra natal, mas venceu, todo seu sonho era pela educação!

O matuto trouxe para Caruaru, Direito e Odontologia, nascia a Sociedade Caruaruense de Ensino Superior, nos dias atuais, tendo à frente seu filho Douglas Tabosa, Giovanni, Darley e Paulo Muniz, recebendo o nome Centro Universitário Tabosa de Almeida, sendo assim recompensado por todos os seus esforços e dedicação por sua terra.

Hoje temos muitos juízes e várias pessoas em importantes cargos, tanto em Pernambuco como no Brasil, fruto do desbravamento e a certeza de que a educação transforma o local e as pessoas que dela se alimentam.

Um grande reconhecimento foi a homenagem que hoje prestaram ao Dr. Tabosa de Almeida, sua fotografia espalhada em vários setores demonstrando o seu caráter e seu amor pela humanidade e seus grandes feitos e legado registrados na história.

Um Sol apareceu nesta data trazendo alegria, saudades e boas recordações para sua querida esposa e boa mãe, sendo uma honra para esta família, o grande Patriarca Dr. Tabosa de Alemida.

Finalizo me sentindo honrada em fazer parte e ter vivenciado grandes momentos desta história e ter participado de todas as lutas junto a sua amada esposa Gianina e sua mamãe, Dona Peinha, que proferiu estas palavras: “Tabosa vai em frente Deus é teu ajudador”! Palavras estas que estão vivas até hoje em meu coração.

Maria Creuza da Silva, 17 de abril de 2017.