A Central de Transplantes do estado de Pernambuco está realizando um curso de atualização para os residentes e preceptores do estado sobre diagnóstico de morte encefálica e de seguimento de todas as etapas necessárias até a doação, com o objetivo de ampliar o número de equipes preparadas para a captação dos órgãos e tecidos e para realização dos procedimentos, como também na melhoria da relação com os familiares. A atividade ocorre durante toda esta quarta-feira (12/04) no campus I da Asces-Unita e é inédita no interior do estado, anteriormente as capacitações só ocorriam em Recife.

Pernambuco é o terceiro lugar no Brasil e primeiro no Norte e Nordeste no número de transplantes de coração e de medula óssea. O Estado ainda é o primeiro no N/NE nos procedimentos de rim e pâncreas.  O resultado foi divulgado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Durante o curso, que terá carga horária de 8 horas, serão abordados os critérios e protocolos de diagnóstico de morte encefálica, manutenção do potencial doador de órgãos, validação do potencial doador de órgãos e tecidos, comunicação de más notícias e entrevista familiar para doação de órgãos e tecidos.