Pela primeira vez o dia do jornalista será lembrado, em Caruaru, com uma programação que envolve os três cursos de comunicação do município – Asces/Unita, CAA/UFPE e Devry/Unifavip. Serão três dias com debates sobre empreendedorismo no jornalismo, com apoio da Acic, do Teatro Difusora e do Armazém da Criatividade.

Confira a programação:

Quarta (05.04) – A jornalista Michele Cruz vai falar sobre Empreendedorismo no Jornalismo, trazendo sua experiência à frente da Dupla Comunicação. A atividade será no Auditório da Acic às 19h.

Quinta (06.04)  – A professora Carolina Monteiro vai falar sobre a urgência pela inovação no campo do Jornalismo, explicar brevemente sobre a metodologia do Design Thinking (características, fases etc) e mostrar exemplos da aplicação. A atividade será no Teatro Difusora às 19h.

Sexta (07.04) – Lançamento do Projeto Conexões em Caruaru, como fruto de uma parceria firmada entre o Porto Digital, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco, os Centros Universitários  DeVry Unifavip e o Tabosa de Almeida – Asces/Unita. A programação conta com uma palestra do jornalista e futurólogo Jacques Barcia, do Porto Digital, que falará sobre os novos cenários da comunicação com os avanços tecnológicos. Em Londres, por vídeo conferência, a jornalista Manuella Valadares e o publicitário Silvino Ferreira apresentam suas experiências na Europa onde os pernambucanos estão radicados. Eles narram os desafios dos projetos que criaram: o Canal Londres e o Videodrome London.

Após as palestras, os participantes irão conhecer a experiência da produtora cultural e estudante de comunicação Valderiza Pereira, que decidiu empreender no mercado da moda com ousadia e criatividade. Ela vai mostrar as criações com um desfile de suas peças. Tudo isso no Armazém da Criatividade – 18h30

Projeto Conexões

No dia do jornalista (7 de abril), os organizadores irão apresentar a programação do Conexões em Caruaru, que vai envolver palestras e minicursos nas áreas de monitoramento das mídias sociais, gerenciamento de crise na comunicação e produção de conteúdo com realidade virtual para projetos de comunicação e cultura. Todos os eventos serão gratuitos e vão ocorrer no Armazém da Criatividade até o fim do ano.

O projeto Conexões é direcionado a profissionais e estudantes do campo da comunicação e tem como objetivo prepará-los para enfrentar as dificuldades de um mercado que se reconfigura com a velocidade de um ambiente onde as novas tecnologias, a convergência midiática e as redes sociais redefinem os papéis de consumidores e produtores da informação. Este é o segundo ano do projeto, que em 2016 ocorreu no Recife.

Para celebrar o primeiro ano, os organizadores do Conexões lançaram um livro, que traz artigos acadêmicos e relatos profissionais de professores, pesquisadores e profissionais que participaram dos seminários, minicursos e debates promovidos ao longo do ano passado. Ele tem como título “Projeto Conexões: os impactos das novas mídias na comunicação – artigos acadêmicos e relatos profissionais” e foi editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Está sendo vendida a R$ 20,00. O recurso arrecadado será destinado às ações do projeto em 2017. Em Caruaru, pode ser comprado no Armazém da Criatividade.