A Operação Carne Fraca revelou que as empresas investigadas utilizam compostos químicos para mascarar as condições da carne, tornando impossível identificar problemas a olho nu. Mesmo assim, o consumidor precisa estar atento às condições do alimento para evitar problemas de saúde.

É importante observar a cor, o cheiro e a consistência. A carne resfriada deve ser vermelha. O produto deve ser mantido a sete graus, temperatura próxima a de geladeira. A aparência não pode ser viscosa. A carne congelada deve estar completamente dura. Não pode ter presença de líquido róseo na embalagem ou cristais de gelo no interior. Já a carne embalada a vácuo pode ter uma coloração mais escura, puxada para o azulado, porque não há oxigênio na embalagem.

A nutricionista e mestre em ciência e tecnologia de alimentos, Helen Lima, orienta o consumidor a procurar produtos com menor conteúdo de substâncias químicas e buscar informações sobre empresas fornecedoras. “O consumidor pode selecionar melhor e se prevenir. Além disso, deve observar as condições dos supermercados”. Entre os produtos que podem ser usados para intensificar a cor vermelha da carne, estão nitrito, nitrato e ácido ascórbico. A legislação impõe limite de 0,015 miligrama de nitrito por 100 gramas de alimento e de 0,03 grama de nitrato a cada 100 gramas de alimentos. “Geralmente, as empresas ultrapassam os limites. Entre os riscos de carne à saúde que a concentração alta do nitrito e o nitrato podem causar, estão falta de ar, intoxicação alimentar, e, a longo prazo, câncer”, complementa Helen.

Dicas para comprar carne

  Carne resfriada

-Coloração característica é um vermelho apagado

-Temperatura deve ser mantida a 7 graus

-Não pode ser viscosa

-Cheiro natural de carne, não pode ter odor enjoado

  Carne congelada

-Não pode ter coloração estranha, puxada para o verde ou alaranjado

-A carne deve estar completamente dura

-Não pode ter presença de liquido róseo na embalagem ou cristais de gelo no interior, porque mostra que a carne foi congelada e descongelada

   Carne embalada a vácuo

-A carne pode ter um tom escuro porque não há oxigênio na embalagem. Pode, inclusive, ter um tom azulado.

 

Fonte: Jornal do Commercio