O auditório do Campus I da Instituição ficou lotado para prestigiar a palestra do Cônsul Geral dos EUA no Recife, Richard Reiter, do Vice-Cônsul Geral, Christian Olsen e da Cônsul para Assuntos Econômicos e Políticos, Paloma Hernandez que conversaram sobre processos para aquisição do visto norte-americano por parte de brasileiros, a carreira diplomática e as perspectivas de cooperação na era Trump.

A visita foi um convite do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), através do curso de Relações Internacionais que pela primeira vez recebeu o Cônsul Geral dos EUA e parte de sua delegação.

Para Richard Reiter, Cônsul Geral, o convite foi uma oportunidade de compartilhar experiências diplomáticas. “Não conhecemos muito bem Caruaru, nosso consulado fica sediado em Recife e por isso o momento é especial, percebi que temos interesses e compromissos com os assuntos que envolvem as relações internacionais e isso é superimportante. Através das perguntas avaliamos que o interesse não é só pelos Estados Unidos, sobre a relação bilateral, mas também sobre o mundo e nossa experiência quanto diplomata nos permite falar sobre isso”, comenta o senhor Reiter.

O coordenador do curso de Relações Internacionais da Asces-Unita, o professor Marconi Aurélio e Silva, comentou a relevância da visita para a Instituição e o curso de RI. “É desnecessário dizer que os EUA representam a mais rica e influente nação da atualidade no âmbito global. Além de ter relevância econômica, cultural e política, enquanto articulador entre a região Nordeste do Brasil e o governo e as empresas norte-americanas, o Consulado é responsável pela emissão de vistos e demais serviços consulares. Pela primeira vez em 57 anos de existência da Asces-Unita que recebemos uma delegação diplomática tão ampla dos EUA e com boas perspectivas de estreitarmos o diálogo e a cooperação no âmbito da diplomacia acadêmica e cultural. Para o curso de Relações Internacionais da Asces-Unita, único dessa natureza no interior do Nordeste, representa o reconhecimento dessas autoridades estrangeiras e a deferência em termos de prospecção, divulgação do trabalho consular ali realizado e aproximação recíproca entre duas importantes e tradicionais instituições”, finaliza Aurélio.

O profissional em Relações Internacionais, Everton de Arruda, é da opinião que essa iniciativa e a troca de conhecimento com esses representantes do Consulado Americano foi muito importante para sua profissão. “É superimportante a gente está em contato com outras culturas, pois podemos tirar dúvidas a cerca do país, no caso aqui os EUA, tentamos assim expandir nosso network, nossa rede de conatos e está se conectando para poder interagir mais com essas pessoas. Mesmo como egresso nunca deixamos de estudar, por isso a importância de vivenciar este momento”, resume Arruda.

Asces-Unita pretende ainda neste primeiro semestre de 2017 trazer o representante das Nações Unidas (ONU) no Brasil para formalizar acordo de cooperação que beneficiará parte importante do Agreste de Pernambuco.