A estudante que concluiu sua graduação em bacharelado em Educação Física em 2016.1, obteve a 5ª classificação na seleção do mestrado em Ciências da Saúde, numa seleção que obteve 74 concorrentes para 20 vagas disponibilizadas pela UFPE, acaba de ser selecionada para o doutorado na Universidade de Tecnológia de Queensland, na Austrália. A egressa confirma "que o apoio encontrado na graduação, através do incentivo para a produção científica foi de extrema importância para que sua aprovação no mestrado obtivesse êxito" seu projeto aprovado na seleção do mestrado obteve conceito máximo da banca examinadora, seu projeto intitulado "Relação familiar e obesidade infantil: Quais as repercussões dessa associação para a saúde da criança?" é uma cooperação entre Brasil-Austrália, país que acolheu a estudante durante seu intercâmbio que foi intermediado pela Asces-Unita.

Por que a Austrália?

Antes de realizar o intercâmbio, pude realizar uma busca entre os melhores locais e universidades do mundo e tive a grata satisfação de escolher a Queensland University of Technology na Austrália por sua renomada referência nesse campo de estudo, o qual estava interessada. Essa condição foi determinante para a minha escolha. Devido ao intercâmbio realizado anteriormente (entre os meses de julho de 2013 a janeiro de 2015) através do programa Ciência sem Fronteiras com bolsa de estudos fornecida pela CNpQ, tive a oportunidade de escolher e cursar disciplinas como estatística aplicada à saúde, métodos de pesquisa e processos e habilidades interpessoais, obtendo uma média global de rendimento de aproximadamente 90%.

Estagiei nos dois maiores programas de combate a obesidade infantil do estado de Queensland – AUS, nomeadamente Parenting, Eating and Activity for Child Health (PEACH) e Learning, Eating, Active Play and Sleep (LEAPS). Durante o período de estágio realizei, dentre outras, as seguintes atividades: revisão de literatura sobre a efetividade no envio de mensagens eletrônicas para programas de perda de peso, treinamento para facilitadores, análises antropométricas e de dados e participação em reuniões sobre possíveis estratégias que poderiam ser usadas para futuras intervenções nestes programas, proporcionando a maximização da rede acadêmica de contatos.

Agendei a defesa de um projeto de pesquisa na área de comportamentos de saúde da criança, no qual obtive a aceitação por parte do professor PhD Stewart Trost em orientar minhas pesquisas no Brasil, como também, nos programas de pós-graduação da Universidade Australiana, caso um possível retorno ocorresse.

Expectativas:

Minhas expectativas para realização do curso são as melhores possíveis. Será uma grande oportunidade de crescimento profissional e consolidação do conhecimento na área da epidemiologia, estatística, pesquisa e didática de ensino. Almejando utilizar este conhecimento em prol do desenvolvimento da ciência, e, sobretudo, na geração de benefícios significativos a sociedade, tanto no Brasil quanto na Austrália. Além disso, objetivo estabelecer uma relação mais próxima de intercâmbio entre os países nessa perspectiva de trabalho e produção acadêmica, fazendo com que essa minha experiência possa abrir as portas para outros alunos no Brasil, na Austrália e no mundo. Sobretudo, com a divulgação de meus manuscritos em eventos científicos, como congresso, seminários, aulas e palestras.