A população do bairro mais populoso de Caruaru, com mais de 30 mil habitantes ganha mais uma unidade de saúde. Dessa vez a parceria acontece entre a rede municipal de saúde, a Asces- Unita e a UFPE. A unidade que funciona na policlínica do Salgado, terá a equipe de residentes médicos da UFPE e também os residentes multiprofissionais da Asces – Unita que atenderão a comunidade de maneira holística, a inauguração se deu no final da tarde desta quarta-feira e contou com a presença de autoridades. O dr. Antonio Vieira, ex- secretário de saúde do município e uma das maiores referências em saúde pública foi o homenageado na ocasião, tendo seu nome gravado na unidade de saúde que passa a atender uma população que contará com um espaço de atendimento ambulatorial em diversas frentes de saúde, como fisioterapia, atendimento médico e de enfermagem, além das áreas odontológicas e demais associadas para o bem estar social.

Parceria

Ainda em janeiro de 2015 a Asces – Unita, firmou convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal de Pernambuco, com o intuito de promover diversas ações entre os cursos de ambas as instituições. Que se comprometeram em realizar parcerias no campo da gestão compartilhada de serviços e na residência multiprofissional em saúde, por exemplo. Com o efetivo início, em março de 2016, da residência multiprofissional da Asces-Unita, as atividades começaram a ser concretizadas:

1) a primeira disciplina da residência em atenção primária, aconteceu em parceria com a UFPE, ou seja, os residentes da Asces-Unita tiveram aulas com os residentes de medicina de família da UFPE;

2) O estreitamento de laços, proporcionado por projetos de residência de ambas as instituições facilitou o atendimento de um anseio da Asces-Unita, a implantação de uma Unidade Saúde da Família Escola.

Em Abril de 2016 começou a ser desenhado um projeto que se tornaria um modelo para a integração ensino – serviço no município de Caruaru, a implantação da Unidade Saúde Escola do Salgado, composta por três equipes de saúde da família, cujo convênio foi assinado em julho de 2016. O projeto consiste na articulação das três instituições: UFPE, Asces-Unita e secretaria de saúde de caruaru, cada um com atribuições definidas. A UFPE ficou responsável por colocar os médicos na unidade de saúde, 3 médicos residentes e um médico supervisor, a secretaria de saúde garante a infraestrutura, insumos, agentes comunitários de Saúde (7), auxiliares administrativos (2), recepcionistas (2), gerente da unidade (1) e, por fim, a Asces-Unita alocou 12 residentes (duas enfermeiras, duas dentistas, sanitarista, nutricionista, biomédico, farmacêutico, profissional de educação física, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta), além de um enfermeiro, duas técnicas de enfermagem e uma auxiliar de consultório dentário, todos disponibilizados pela instituição.

A unidade escola do Salgado, atende a cerca de 7.500 pessoas, onde antes não havia equipe de saúde da família, e passa a ser a única unidade do município, cujo todos os recursos humanos de nível superior estão vinculados diretamente a instituições de ensino. Há uma ampla profusão de iniciativas inovadoras em um pequeno espaço de tempo, por exemplo: acolhimento dos usuários do SUS realizado por equipe multiprofissional, avaliação de cada paciente por mais de um profissional da equipe, acompanhamento de gestantes e pacientes crônicos, por dentistas, farmacêuticos, biomédico, além da equipe básica da saúde da família.

A Unidade Escola do Salgado é a primeira a materializar uma ação interdisciplinar e interinstitucional no município de Caruaru, os alunos de graduação de todos os cursos de saúde da Asces-Unita e da medicina da UFPE, passaram a ter um cenário de prática real e ao mesmo tempo ideal, ou seja, mesmo estando encravado no bairro do salgado, as instituições passam a gozar de ações conjuntas permanentemente realizadas por residentes, alunos de graduação de ambas as IES, supervisores de estágio e tutores, capazes de criar um ambiente fraterno e engajado de melhoria na qualidade de vida da população. Interessante compreender que há desenvolvimento de atividades que garantem um cuidado integral aos indivíduos que procuram o serviço, associado a uma formação de residentes e graduandos mais humanos, participativos e preocupados, não apenas com o seu atendimento, mas em conhecer mais holisticamente os mecanismos de cuidado que proporcionam maior satisfação e resolutividade na atenção aos usuários do serviço de saúde.

Espera-se que no médio prazo esse modelo de formação possa ser replicado em outras unidades do município, fazendo com que as inserções das IES não melhorem apenas a avalição dos cursos de ambas as instituições, mas que melhorem os indicadores de saúde da população e favoreçam o entendimento de que pode existir uma formação de qualidade em um ambiente onde o SUS verdadeiramente pode ser uma escola. Garantindo integração e valorização de cada indivíduo como único e portador de necessidade que vão além das demandas que podem ser atendidas por médicos e enfermeiros, sim por uma equipe de saúde que promova a integralidade do cuidado.