No mês de dezembro o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, Rede Governo Colaborativo em Saúde/UFRGS, UNE, CONASS e com o CONASEMS realizou o processo seletivo, edição 2016.2, para participação de estágios no VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde).

O VER-SUS é um processo de imersão teórica que dura de 07 a 15 dias de prática e vivencia dentro do sistema de saúde dos territórios de abrangência. O projeto é transdisciplinar e conta com a participação de estudantes de graduação, residentes, técnicos e movimentos sociais.

Através do processo seletivo os estudantes Italo Ramon da Silva e Tayná dos Santos Sales de Enfermagem, Malena das Neves Xavier e Suellen Renata Santiago Lima de Fisioterapia e Welyclecia Carla dos Santos do Bacharelado em Educação Física da Asces-Unita participaram da experiência.

“A imersão é uma metodologia onde o participante fica 24h por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades de aprofundamento teórico a partir de seminários, oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo”, explica Welyclecia dos Santos do curso de Bacharelado em Educação Física.

O estágio foi realizado no Assentamento Che Guevara, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, localizado no Engenho Várzea do Una, na cidade de Moreno, região metropolitana do Recife.