Biomédicos são profissionais que se dedicam à pesquisa biológica aplicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, conduzindo experiências acerca dos efeitos de medicamentos, hormônios, soros e outras substâncias em órgãos, tecidos e funções vitais do organismo humano. Suas invenções e descobertas aliam o rigor científico da pesquisa pura com as exigências práticas do tratamento médico de pacientes vítimas das mais diversas patologias. Esse profissional deve ter consciência no auxilio de diagnóstico com o objetivo da saúde do paciente.

Mas, quais as característica necessárias de um Biomédico?

É necessário ter memória apurada, capacidade de concentração, exatidão, meticulosidade, iniciativa e perseverança. Características desejáveis: atenção a detalhes capacidade de análise capacidade de concentração capacidade de observação capacidade de síntese curiosidade gosto pela pesquisa e pelos estudos habilidade para trabalhar em equipe interesse pelas ciências método raciocínio lógico desenvolvido

Formação Necessária

Os biomédicos devem ser diplomados em curso superior de ciências biomédicas ou de ciências biológicas – modalidade médica. A ascensão na carreira exige atualização permanente, sobretudo através da leitura de revistas especializadas e da participação em congressos e seminários. O conhecimento da língua inglesa é fundamental, permitindo ao profissional a leitura de artigos especializados e a operação de equipamentos de pesquisa e diagnóstico. Para seguir a carreira acadêmica ou atuar na área de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos dos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais, é necessária a pós-graduação em cursos de mestrado e doutorado.

Principais Atividades

As atividades dos biomédicos incluem: controlar o setor técnico de laboratórios de análises clínicas, fixando os procedimentos de exame a serem cumpridos, desde a coleta do material a ser analisado até a determinação do laudo final, passando pelos processos de estocagem e análise das amostras biológicas coletadas. isolar e identificar vírus, bactérias e outros agentes patogênicos, determinando as condições que favorecem ou detêm o seu crescimento e reprodução no organismo humano, propondo o controle médico adequado a cada caso. pesquisar novos remédios e determinar os efeitos de medicamentos já existentes, comparando resultados das provas efetuadas em animais de laboratório com os resultados das experimentações clínicas, determinando a aplicação e dose adequadas desses medicamentos no tratamento de doenças. utilizar instrumentos, equipamentos e materiais de pesquisa biomédica, como microscópios, computadores, refrigeradores, balanças de precisão, centrifugadoras, tubos de ensaio, pipetas, reagentes químicos e colônias de microorganismos. promover o cumprimento das normas de segurança que regem as atividades em laboratórios, controlando inclusive a estocagem, manuseio e destinação final de materiais que apresentam risco de contaminação biológica. operar equipamentos e sistemas médicos em diagnóstico por imagem – radiodiagnóstico – ou tratamento por radioterapia. redigir artigos para revistas especializadas e projetos de pesquisa para as agências que financiam a atividade científica no país.

Áreas de atuação e especialidades

As áreas de atuação do biomédico são muito amplas. A profissão oferece uma grande série de opções e oportunidades: Biotecnologia – Manipulação de substâncias, microorganismos, animais e plantas, visando à criação de produtos benéficos à saúde humana, como por exemplo, vacinas; Ecologia – Estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente; Ensino – o profissional forma e prepara acadêmicos para o exercício da carreira; Genética – Investigação das leis de hereditariedade e estudo dos processos de intervenção nesta área através da Engenharia Genética; Pesquisa – o objetivo é desenvolver e implantar novas tecnologias nas universidades e laboratórios. Também é papel do pesquisador Biomédico testar a eficácia de substâncias já existentes no mercado; O profissional da Biomedicina ainda pode atuar nos campos da análise ambiental, microbiologia, citologia oncótica, hematologia, banco de sangue, virologia, fisiologia (geral e humana), saúde pública, radiologia, imagenologia, análises bromatológicas, microbiologia de alimentos, acupuntura, genética, embriologia, reprodução humana assistida, informática de saúde, sanitarista, toxicologia e perfusão extracorpórea. Além de: Anatomia – Estudo da forma e da estrutura dos organismos vivos e de suas partes em separado; Biofísica – Investigação dos processos fisiológicos dos seres vivos, aliando os conhecimentos da Física aos da Biologia; Biologia Molecular – Estuda a estrutura a as funções dos organismos celulares; pesquisa sobre o papel das proteínas e dos genes no desenvolvimento do organismo; Bioquímica – Estudo das substâncias e dos processos químicos nos organismos vivos; Farmacologia – Pesquisa sobre os fatores físicos e químicos que afetam os animais e vegetais; desenvolve medicamentos e analisa os fatores químicos e físicos que afetam animais e vegetais. É uma atividade centrada principalmente em laboratórios, seja de institutos de pesquisa, seja da indústria farmacêutica; Histologia – Estudo da constituição e das funções dos tecidos e dos órgãos dos seres vivos; Imunologia – Estudo dos sistemas e processos de defesa do organismo, com a finalidade de elaboração de remédios e vacinas; Parasitologia – Estudos dos parasitas de animais e vegetais; Patologia – Estudo das doenças, seus diagnósticos e tratamento em animais ou vegetais. Psicobiologia – Estudo das drogas que atuam no sistema nervoso central, como por exemplo, psicotrópicos e antidepressivos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área de biomedicina é amplo e muito promissor. A maioria dos recém-formados inicia a carreira no setor privado trabalhando em laboratórios particulares de análises clínicas – setor que tradicionalmente emprega muitos biomédicos, no Brasil, mais de 80% dos profissionais Biomédicos trabalham neste setor. Hoje também há bastante espaço para o biomédico trabalhar nas indústrias (na produção de soros, vacinas, reagentes etc) e no comércio (assumindo a responsabilidade técnica de empresas que comercializam insumos e equipamentos para laboratórios de pesquisa, de ensino e de análises clínicas). Os profissionais brasileiros da biomedicina estão entre os melhores do mundo, liderando importantes pesquisas realizadas no âmbito do Projeto Genoma Humano. Há perspectivas de que até o final da década, com a conclusão desse projeto, o setor de biotecnologia, sobretudo nas áreas de vacinas e novos medicamentos, passe a contratar de maneira agressiva. É bastante provável que a maior parte dessas novas vagas sejam abertas naqueles países que atualmente lideram a indústria farmacêutica internacional, como os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França e Suíça. Todavia, há carência de profissionais qualificados mesmo nesses países, os quais seguem contratando especialistas estrangeiros desde meados da década de 1990. A excelente reputação dos biomédicos brasileiros aumenta significativamente as chances de colocação no exterior.

Fonte: Brasil Profissões