Assim como no ano passado, a Semana Cultural Afro Brasileira será toda em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês, um dos dias mais importante do calendário negro, que ressalta a resistência da raça e a luta por igualdade, sobretudo, pela liberdade.

No domingo, 20 de novembro, a Prefeitura de Caruaru através da Fundação de Cultura, entregará os Títulos de Notório Saber da Cultura Afro Brasileira. Após a solenidade serão realizadas atividades culturais organizadas pelos movimentos envolvidos, tais como: desfile de moda, apresentação de dança, música e teatro. Estas atividades serão realizadas a partir das 18h, no Teatro João Lyra Filho. Tudo gratuito.

Receberão o certificado de Notório Saber da Cultura Afro Brasileira a Professora e Pesquisadora Michele Guerreiro Ferreira, a Professora Grinauria Maria de Sousa, a historiadora Maria Amélia Carneiro Campello, a cantora e atriz Gabi da Pele Preta, o grupo de Afoxé Filhos do Lufã, o grupo Orí Cia de Dança, o ator Rosberg Alexsander, a ativista digital Renata Araújo, o Mestre Vavá do Boi Surubim, o Mestre de Capoeira Tiziu, a Mãe Lourdes do Terreiro T'azery Lade e o especialista em Moda Chico Marinho. 

As ações culturais, artísticas e educativas estão sendo promovidas pelo Coletivo Afro Brasileiro Bará Àsà, com os apoios da Prefeitura de Caruaru, Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru; Secretaria de Educação, Esportes, Ciência e Tecnologia de Caruaru; Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco; FUNDARPE; FAFICA; Bará Cultural Produções; Coletivo de Terreiros de Caruaru; Grupo Orí Cia de Dança; Afoxé Filhos do Lufã entre outros grupos e colaboradores.