De 16 a 25 de novembro o CapacitaSuas realiza diversas atividades voltadas para as equipes da Assistência Social dos municípios e do estado de Pernambuco.

As ações são gratuitas e os interessados deverão se inscrever através do site www.sigas.pe.gov.br, lá os interessados clica na marca do CapacitaSuas, segue para inscrições e escolhe o curso. Neste momento encontram-se abertas as inscrições para o curso à distância “Enegrecer o Suas: Diálogos sobre Racismo Institucional.

Destaque para o seminário: “Educação Permanente”, que acontece no dia (21) com a palestrante Drª Miriam Albuquerque, professora da Universidade de Brasília (UnB) e para os cursos de “Atualização em Introdução ao Controle Social do SUAS” de (21 a 25/11) que será ministrada pela Psicóloga com Atuação na Assistência Social, Brígida Taffarel e pelo Especialista em Gestão Pública, Marcos Barbosa e o curso de “Atualização para elaboração de Planos de Assistência Social” também de (21 a 25/11) com a Pedagoga com Atuação na Assistência Social, Lídia Lira e a Mestra em Psicologia Clínica com atuação na Assistência Social, Janaína da Mota.  

O seminário irá oferecer a troca de experiências entre os municípios da RMR sobre as experiências de Educação Permanente no Sistema Único da Assistência Social (SUAS), para a consolidação dos objetivos e dos serviços oferecidos a população por meio da Política Nacional da Assistência Social. O evento pretende, também, estimular e subsidiar a construção dos Planos Municipais da Assistência Social para os municípios participantes. Para tanto se utilizará de metodologia que garanta a reflexão e exercício prático de elaboração de plano.

Já o curso de ‘Controle Social’ Expressa a responsabilidade compartilhada entre os gestores das três esferas federativas no sentido de implementar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), contribuindo para sua qualidade e atualidade teórico-metodológica por meio da ampliação dos conhecimentos de trabalhadores e conselheiros da Assistência Social, inclusive os que são representantes da Sociedade Civil, para o exercício do Controle Social. 

E o curso de ‘Plano de Assistência’ pretende contribui para a formação dos diferentes atores envolvidos na formulação dos planos de assistência social, por meio de conhecimentos, metodologias e procedimentos aplicáveis ao processo de sua elaboração, monitoramento e atualização.

Ao final todos os participantes que obtiverem no mínimo 75% de presença receberão certificados. Quem participar do seminário terá melhor compreensão sobre o papel dos municípios na Educação Permanente das equipes do SUAS e consequente melhoria nos processos de execução da políticas de assistência social. Já para quem escolher os cursos estarão aptos a aplicarem os conhecimentos apreendidos no exercício do controle social do SUAS e na tarefa de elaboração dos Planos Municipais de Assistência Social.

Asces-Unita e CapacitaSuas:

Por iniciativa do curso de Serviço Social, em 2015, a Asces-Unita se candidatou e foi reconhecida pelo Conselho Nacional da Assistência Social para compor a Rede Nacional de Educação Permanente do Sistema Único da Assistência Social (RENEP/SUAS). A RENEP/SUAS é constituída por Instituições de Ensino Superior, Escolas de Governo e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF e tem como objetivo desenvolver ações de formação, para a melhoria da qualidade da oferta e a eficácia dos serviços socioassistenciais, bem como o desenvolvimento de estudos, pesquisas, metodologias e abordagens necessárias para efetivar a proteção social de famílias e pessoas pobres ou socialmente vulneráveis.

Por fazer parte da RENEP/SUAS a Asces-Unita ficou habilitada e ganhou a concorrência para ser a Unidade Executora do Programa Nacional de Capacitação Permanente do SUAS – que é coordenado, em âmbito nacional, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA, e no estado de Pernambuco, pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ.

Em download segue a programação completa.