Por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, a oficina tem como objetivo estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de obras documentais, dando a ele uma base de conhecimento sobre o desenvolvimento do documentário na história do cinema. Os participantes (que não precisam ter conhecimentos prévios na área) terão acesso às técnicas básicas de captação e edição de imagens em vídeo, além de instruções sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção.

A oficina pretende estimular a consciência de que o cinema é um instrumento de construção da realidade, permitindo que os alunos observem as possibilidades de abordagem, narrativas, dispositivos e processos de trabalho. Ao final das aulas os alunos realizam um documentário digital. O filme resultante da oficina será postado na web e exibido no último dia do festival.

Marlon Meirelles é Diretor da Eixo Audiovisual, realizador, fotógrafo e professor em projetos de iniciação em cinema.

Serviço:

Horário: 13h30 às 17h30