Vandalismo é crime e a população precisa se conscientizar disto. Todo cidadão que presenciar um ato de depredação ao patrimônio público, como destruição de brinquedos, bancos ou plantas, em praças ou outras áreas públicas, e não aciona a Polícia Militar está sendo omisso. Hoje, Caruaru conta com 86 praças públicas e cinco parques ambientais, que passam por vistorias regularmente, onde é detectado toda semana, vários tipos de vandalismo. “Existem pessoas que destroem os brinquedos das praças até mesmo antes da inauguração, como aconteceu no bairro Agamenon Magalhães, onde fizemos o canteiro da Avenida Castelo Branco e a manutenção da praça e, três dias depois, antes mesmo da inauguração, já havia balanços e bancos quebrados. Em 20 dias, fizemos dois reparos naquela praça. Voltamos essa semana e, infelizmente, já encontramos o mesmo cenário, muitos brinquedos destruídos”, relata Márcio Santos, coordenador de manutenção de Praças e Parques de Caruaru.

A Superintendência de Meio Ambiente também sofre com esse tipo de depredação ao patrimônio público onde o paisagismo sofre vandalismo. “Todos os dias procuramos realizar plantações de novas mudas para que o ambiente seja mais agradável e propício a uma vida melhor. Porém, o número de mudas que são quebradas e arrancadas é grande e sempre precisamos reparar, onde poderíamos fazer novos plantios. Precisamos nos conscientizar que todas as praças e parques são feitos para a população e ela deve zelar para ter um espaço público de qualidade”, enfatiza Guilherme Guerra, superintendente de Meio Ambiente.

Na última manutenção realizada no bairro Agamenon Magalhães, só os reparos com novas mudas, brinquedos e jogos de mesas foram gastos em torno de R$ 1.600,00. A população precisa estar atenta e cumprir seu dever de cidadão. Caso veja alguém praticando vandalismo, ligar imediatamente para o número 190 e acionar a Polícia Militar, pois vandalismo é crime e quem se prejudica é a própria comunidade. 

Fonte: Secom Prefeitura