Cerimônia solene e conferência magna marcam a abertura do II Congresso de Enfermagem da Asces-Unita, nessa quarta-feira (28/09), no auditório do Teatro Difusora de Caruaru. A programação científica traz como temática central “Desafios e Avanços da Enfermagem para uma assistência qualificada”. O evento faz parte das comemorações dos 10 anos de criação do bacharelado em Enfermagem da Instituição, curso pioneiro na região.

Cerca de 300 conferencistas e palestrantes convidados de várias regiões do país participarão de mais de 24h de atividades científicas, durante os três dias do evento, que segue de hoje até a próxima sexta-feira, em Caruaru. “Tivemos o cuidado de reunir nomes de pesquisadores e profissionais que estão atuando em grandes centros de referência, tanto do ponto de vista do serviço, quanto da formação acadêmica. Dessa forma, promovemos essa leitura de ponta entre o que chega à população por meio do conhecimento científico”, destacou a professora Valéria Gorayeb, Presidente do Congresso de Enfermagem da Asces-Unita.

Durante a mesa solene, o Reitor da Asces-Unita, professor Paulo Muniz, destacou a relevância de trazer o tema à tona, sobretudo, numa perspectiva de que “estamos vivendo um momento de superação, de posicionamento social e de grande ousadia ao ofereceremos uma discussão ampla sobre os desafios e os avanços numa área tão importante da saúde”.

A mesa solene foi composta também por autoridades políticas e de entidades de classe da região, como é o do Conselho Regional de Enfermagem, da Gerência Regional de Saúde de Pernambuco, e das Secretarias de Saúde de Caruaru e de Bezerros, bem como contou com a presença da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

A professora Daniele Corcioli, da Faculdade Estadual de Marília (SP), conduziu a conferência Magna sobre o tema “Desafios e Avanços do Trabalho da Enfermagem no Brasil”. Ela abriu a conferência destacando que a duas palavras chaves comuns em toda a programação científica do evento trazem um olhar sobre os cuidados com os beneficiados com os serviços de saúde.

Para a comissão científica, uma surpresa positiva. Foram mais de 60 trabalhos inscritos, com abordagens e temáticas importantes. A maior parte dos estudos foram conduzidos por estudantes de graduação sob a orientação de professores de instituições de ensino da região.

Cultura – Durante a noite, dois momentos marcantes foram oferecidos aos convidados. O músico caruaruense Lucas Bacelar abriu a noite com show intimista e que passeou por um repertório leve com clássicos contemporâneos da música brasileira. Enquanto que o Coral Asces-Unita, regido pela Maestrina Sirlene Costa, executou o Hino Nacional e a canção Aleluia na capela.