O Central Sport Clube completa 97 anos de sua fundação nesta quarta-feira (15/06), a trajetória do clube caruaruense tem nos últimos 6 anos a parceria com a Asces que atua em espaços de estágios para os estudantes da Asces e também o beneficiamento com diversas atividades para a equipe profissional e de base dos clubes, proporcionando o acesso aos serviços de fisioterapia, odontologia, laboratório para exames de rotina, academia, piscina e campo de futebol que a IES dispõe.

Nós temos o intuito de não apenas oferecer a infraestrutura da área esportiva para os atletas, mas todos os serviços da área de saúde, como é o caso dos laboratórios e clínicas que estarão à disposição dos atletas. Entendemos que esta parceria vai muito além de uma associação de marcas. É, sobretudo, uma parceria que visa qualificar cada vez mais um time caruaruense de reconhecido valor social”, mencionou o professor Paulo Muniz, diretor geral da Asces.

Esta dinâmica entre os dois órgãos existe desde 2010, quando foi celebrado o primeiro convênio e a partir de então, atletas são beneficiados com os serviços oferecidos na Instituição de Ensino Superior (IES). As ações contribuem para o suporte técnico nas temporadas desde 2011.

Fundação

Recebeu esse nome em homenagem à Estrada Central de Ferro de Pernambuco, denominação que os ingleses da Great Western deram a ferrovia que cortava Caruaru na direção do sertão. As cores preto e branco, segundo o Professor José Florêncio Neto (Machadinho), ex-jogador do time caruaruense no início da equipe, foram escolhidas em face do símbolo do clube, a patativa, pássaro de canto harmonioso. Fundado em 15 de junho de 1919, a uma da tarde, na Sociedade Musical Comercial Caruaruense, tendo como representante o Sr. Francisco Porto de Oliveira. O título do clube foi sugerido pelo Sr. Severino Bezerra. Foram eleitos: José Faustino Vila Nova (Presidente), João Batista de Oliveira (Vice-Presidente), Severino de Sales Tiné (1º Secretário), Arlindo de Vasconcelos Limeira (2º Secretário), Artur Leandro Sales (Tesoureiro), Ângelo Emídio de Lira (Vice-Tesoureiro), Francisco Porto de Oliveira (Orador) e Severino José Bezerra (Diretor de Esportes). Foi estabelecida uma jóia de 2.000 réis e 500 réis de mensalidade (assim consta na primeira "Ata de Fundação").

No início o time só disputava jogos amistosos, mesmo assim revelou grandes jogadores como Machadinho, Zuza, Teonilo, Pedro, Rochura, Joaquim, Alemão e Tutu.

Em 2011 torna-se o primeiro clube do interior na História, a vencer um turno do Campeonato Pernambucano. Em 2015 repete o feito da conquista do turno, ao vencer a Taça Governador Eduardo Campos, o Primeiro Turno do Campeonato Pernambucano.

Confira o hino do Central Sport Clube: