Grande parte dos cursos universitários exigem que o aluno, para conseguir o diploma, é necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso, popularmente conhecido como TCC. Antes de começar a criar o projeto, os estudantes tendem a ter dúvidas como “Por onde começar? O que é mais importante? Tenho um bom tema? Vai dar tempo?”.

Para que você possa começar com a menor quantidade de questionamentos, confira as dicas da coordenadora de relacionamento do Passei Direto, Daiane Dias:

1 – Pense sobre os colegas e o orientador

“O orientador deve ser escolhido com muito critério, afinal é quem irá guiar o caminho até as últimas versões do estudo. A mesma regra de unir afinidade e produtividade deve servir para a escolha dos companheiros, no caso da necessidade de ser um trabalho em grupo. Também é preciso ter em mente que não é nenhum crime trocar a orientação no meio do caminho. Não é algo legal, mas melhor do que manter uma relação que não tem funcionado”.

2 – Valorize a escolha do tema

“Muita gente, já nos primeiros dias de aula, tem em mente o que gostaria de trabalhar em seu TCC, mas o comum é quem não faz ideia de qual temática abordar. Independentemente de qual estágio o aluno se encontra, o principal é fazer algo com que se tenha grande afinidade, que isso irá impactar diretamente na produtividade final. Após a escolha, um bom conselho é explicar o seu tema para alguém, tanto da própria área de formação, quanto de fora, para ver as reações positivas, negativas e ainda ter algumas noções dos primeiros questionamentos que receberá”.

3 – Tenha foco

“Escolhido o tema, é hora de ter foco para não sair dele. Antes mesmo de fazer a pesquisa, prepare um arquivo sobre os tópicos que quer abordar e use-o como base em seu projeto”.

4 – Formule objetivos para o seu TCC

“É preciso, primeiramente, encontrar objetivos e a melhor metodologia para seguir. Para isso, uma dica é pesquisar e selecionar as principais referências que serão o eixo do estudo. O anteprojeto é a melhor maneira de testar o tema e sentir se está em um caminho viável. Esse início pode mostrar, por exemplo, que uma ideia não é tão boa quanto pareceu ser, ou que irá dar um trabalho ainda maior do que imaginado. Sendo assim, é melhor descobrir enquanto ainda há tempo para mudanças”.

5 – Seja organizado

“A melhor forma de se preparar e não ficar completamente atolado de trabalho do fim do semestre é planejar um bom e detalhado cronograma, com metas subdivididas em semanas e meses, por exemplo. É preciso entender que um cronograma não é nenhuma prisão e os prazos podem (e devem) ser revistos sempre, pois é natural que de vez em quando seja preciso reorganizar o tempo e as prioridades”.

Com informações da Universia Brasil