Grupo formado por estudantes e professor da Asces está participando do maior evento da área da área de Direitos Humanos do país, no Espírito Santo, até essa quarta-feira (25). Trata-se do IX Encontro da  ANDHEP – Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação que traz como temática: Direitos Humanos, Sustentabilidade, Comunidades Tradicionais e Circulação Global. O principal diferencial da participação da Asces é que a equipe é uma das poucas formadas por estudantes de graduação com trabalhos aprovados no programa.

 

O resultado Asces está na apresentação de quatro diferentes trabalhos científicos que surgiram dos estudos sobre democracia e direitos humanos. Esse grupo de estudos é coordenado pelo Prof. Marco Aurélio Freire, docente dos cursos de Direito e de Relações Internacionais, na Instituição caruaruense.

 

Apenas 50 trabalhos aprovados no evento são de estudantes de graduação, entre os 100 são de pós-graduandos. Ou seja, os quatro trabalhos de estudantes da Asces são de graduandos que estão entre o segundo e nonos períodos do curso de Direito. “E por isso mesmo, conseguir aprovar tal número de trabalhos num evento deste porte indica o grau de comprometimento e dedicação dos pesquisadores em uma área importante de estudos como esta”, comemora o docente.

 

Além das apresentações em Grupos de Trabalhos, os estudantes da Asces estão tendo a oportunidade de participarem de conferências com os maiores especialistas da atualidade na área dos direitos humanos e nas demais temáticas do evento. A proposta do encontro é promover um novo espaço de diálogo entre uma comunidade acadêmica em franca multiplicação no país e no continente, que apresentará suas pesquisas nos Grupos de Trabalho (GTs).

 

O Encontro tem como público alvo a comunidade científica, ativistas, estudantes e gestores da área dos direitos humanos, das áreas temáticas desta edição e de outras tradicionalmente discutidas nos encontros da ANDHEP. A associação se consolidou na primeira década dos anos 2000 como a maior entidade acadêmica de Direitos Humanos do país e também como referência Latino-Americana. Seus encontros nacionais promovem um espaço de qualidade na produção, articulação e disseminação de conhecimento sobre direitos humanos, reconhecido pelas comunidades de estudantes, pesquisadores, especialistas, gestores e ativistas.

 

Serão apresentados os seguintes trabalhos aprovados e que tiveram a orientação do prof. Marco Aurélio Freire:

 

– GT01 – Fundamentos Filosóficos e História dos Direitos Humanos

Aline Valério Chaves (ASCES), Marco Aurélio da Silva Freire (UFPE)

História e objetivos da Internacionalização dos Direitos Humanos.

 

– GT02 – Constituição, Democracia e Direitos Humanos

Erika Patrícia Ferreira dos Santos (ASCES), Isabel Cristina Souza Queiroz (Asces), Marco Aurélio da Silva Freire (UFPE)

Um olhar sobre os conselhos de políticas públicas e a efetivação da democracia a luz da constituição federal – a participação da sociedade civil no conselho municipal de educação em Caruaru – PE

 

– GT07 – Mundialização, Tensões e Direitos Humanos

Thiago Barbosa Lacerda (ASCES), Marco Aurélio da Silva Freire (UFPE)

Direitos Humanos e Segurança Nacional: O Muro da Cisjordânia e o Combate ao Terrorismo em Israel

 

– GT22 – Drogas, Políticas Públicas e Direitos Humanos

Ana Luisa Jota Buarque de Gusmao (Asces), Marco Aurélio da Silva Freire (UFPE)

Efeitos colaterais ou provocados? A política de combate às drogas no Brasil e a sua “(in) eficácia” frente aos problemas sociais.