Em abril ocorreu o V Congresso de Administração Pública do Agreste de Pernambuco, na Asces e no auditório da ACIC, centro de Caruaru. O evento teve como tema: “Eleições e Gestão Pública: Desafios e Estratégias”, com o objetivo de compreender o novo cenário eleitoral esclarecendo alguns dos principais temas modificados e discutindo os desafios e as estratégias das eleições em 2016.

Um dos pontos altos para os congressistas foi o pré-congresso, que ocorreu no primeiro dia de evento e reuniu profissionais, estudantes e egressos para apresentar resumos de seus artigos. A egressa Alice Caroline Pereira de Araújo, apresentou o trabalho intitulado – “Contribuições para a Adequada Gestão de Recursos Financeiros Repassados pelo Governo Federal aos Municípios”, orientado pela professora Wanda Medeiros, teve como objetivo buscar estratégias que evita inadequações na gestão dos repasses federais, os quais devem ser carreados para o atendimento eficaz das inúmeras demandas da população dos municípios, evitando, igualmente a improbidade administrativa.

Já o egresso Fernando César de Lima apresentou dois artigos, o primeiro intitulado – “Financiamento privado de campanhas eleitorais – Análise dos pontos positivos e negativos”, onde propôs analisar casos práticos em outros países e os posicionamentos a favor e contra as doações no Brasil, justificativas e como elas influenciam de forma positiva ou negativa, no exercício da função política.

Para Fernando Lima a iniciação científica é uma forma de conhecimento continuado e uma oportunidade de aperfeiçoar e amadurecer técnicas científicas aprendidas durante a graduação. “O incentivo à produção científica por parte da instituição de ensino superior é fundamental para o desenvolvimento do aluno e nesse aspecto o congresso de administração pública promovido pela Asces, tem um papel importantíssimo, já que além de promover palestras e debates acerca de temas atuais e pertinentes a administração pública, que podem servir de inspiração para futuras produções científicas, também abre espaço para submissão de resumos, com a devida certificação”, conclui.

O segundo trabalho de Fernando foi – “Eficiência nas gestões públicas: A importâncias das reformas gerencias”, sob a orientação da professora Ivania Porto, analisou a dificuldade de implementação de políticas públicas.