Nessa quarta-feira (20/04), em Caruaru, a Faculdade Asces, o Instituto Félix Varela de Havana (Cuba) e o Instituto Tony Weber (Itália) celebraram convênio de cooperação técnica. O encontro contou com a presença dos responsáveis pelas instituições, Paulo Muniz, Pe. Yosvany Carvajal e Antonio Baggio, respectivamente. Estiveram presentes no evento professores e dirigentes das três Entidades.

Na oportunidade, o reitor do Inst. Félix Varela, Pe. Carvajal, conheceu as instalações da Asces e teve a oportunidade de conversar com professores e gestores da Instituição caruaruense. A ampliação dos convênios internacionais da Faculdade Asces é mais um passo importante na expansão da cooperação acadêmica internacional, visto que a Instituição vem estabelecendo há dez anos projetos e convênios com organizações da América Latina, Europa e Estados Unidos da América.

Em seu discurso, o reitor destacou que o Instituto nasceu como uma unidade cultural e que, há pouco mais de três anos, se tornou um embrião de uma Universidade. "Esperamos que com a abertura que agora celebramos com o Brasil, por meio da Asces, possamos ampliar o trabalho que desenvolvemos em Cuba", disse.

Para o Presidente do Instituto Tony Weber (Itália), Antonio Baggio, o sentimento "é de honra pela concretização de um projeto inovador". Ele já está no país há alguns meses desenvolvendo a implantação do Instituto de Estudos Avançados da Faculdade Asces que conta também com a parceria entre a Universidade de Málaga (Espanha) e o Instituto Sofia (Itália).

Segundo o presidente da Asces, essa novidade faz parte das comemorações dos 57 anos da faculdade. "Nós estamos investindo em diferentes esforços para a ampliação de nossas parcerias, não apenas pelo compromisso com os estudantes e professores, mas, sobretudo, pela atenção voltada para a construção de uma sociedade melhor, como novos serviços e da produção de conhecimento", comentou Muniz.