Entre os dias 11 a 14 de abril, 40 estudantes do curso de Direito da Asces visitaram diferentes órgãos jurídicos em Brasília, acompanhados do coordenador do curso, professor Darci Cintra Filho e dos professores Marco Aurélio e Luis Felipe.

Em um primeiro momento os estudantes foram conhecer os principais pontos turísticos da cidade como a catedral de Brasília, o Palácio da Alvorada e o Memorial JK. No início da tarde, a comitiva da Asces foi recepcionada pelo cerimonial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e conheceram as instalações da casa, bem como um pouco da história da corte superior.

Em seguida os estudantes assistiram a uma sessão de julgamento da 5ª turma do STJ, durante a sessão, o Ministro Reinaldo Fonseca parabenizou a Faculdade Asces pelo seu pioneirismo na discussão da fraternidade no âmbito jurídico, afirmando que a Instituição juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina, são responsáveis pela retomada desse debate no Brasil. Por sua vez, o Ministro Ribeiro Dantas, destacou que recebia com alegria a presença dos estudantes, pois na época que integrava o TRF da 5ª Região ensinou na pós-graduação de Direito Público da Faculdade Asces e poderia atestar a qualidade do corpo docente e do ensino ministrado na Instituição.

Ao final da tarde, foi a vez de todos serem recebidos pelo cerimonial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde conheceram a história das eleições e da justiça eleitoral no Brasil, tendo acesso ao acervo histórico do TSE. À noite o grupo assistiu à sessão de julgamento da corte superior, a qual fora presidida pelo Ministro Gilmar Mendes e a quem coube registrar a presença dos estudantes.

No segundo dia de visitações, na quarta (13/04), pela manhã o grupo foi recebido no Senado Federal pelo Senador Douglas Cintra, e apesar da suspensão das visitas ao congresso nacional até o dia 18/04, tiveram autorização para conhecer o Senado e visitar o Plenário da Casa, onde conversaram com o Senador sobre a atividade legislativa. Na oportunidade, outros parlamentares como Cássio Cunha Lima, Humberto Costa e Jorge Viana conversaram com os estudantes. Os discentes ainda visitaram o plenário histórico do Senado e assistiram a uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça que ocorreu naquela manhã. No período da tarde, todos ingressaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) e assistiram à sessão de julgamento do dia.

Simultaneamente em Caruaru, outra visita técnica acontecia com os estudantes que ficaram na Capital do Agreste, eles visitaram a Câmara Regional do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O grupo foi acompanhado pela coordenadora adjunta do curso, professora Marcela Proença e pelos professores Clodoaldo Batista e Adrielmo Moura. Na oportunidade, foram recebidos pelo Desembargador Presidente da Câmara Regional, Dr. Fábio Eugênio de Oliveira, e após explicações sobre o funcionamento da Câmara Regional assistiram uma sessão de julgamento da mesma.

Já em Brasília, no dia seguinte, todo o grupo da Asces foi recebido pelo cerimonial do Conselho Federal da OAB, onde conheceram o Museu Histórico da Advocacia e as instalações do Conselho Federal do seu futuro órgão de classe. À tarde parte do grupo teve que voltar para Caruaru, os que ficaram, dirigiram-se ao STF para acompanhar a sessão extraordinária que analisou diferentes mandados de segurança sobre o processo de votação do Impeachment na Câmara dos Deputados. “A participação dos estudantes na sessão extraordinária do STF demonstrou o grau de comprometimento que eles construíram ao longo da visita, pois preferiram dedicar o tempo que seria livre a continuação de visitas”, comentou o coordenador Darci Cintra.