Desde o início do ano de 2016, que funciona no laboratório do curso de Engenharia Ambiental, localizado no Campus II, um painel hidráulico. O equipamento permite experimentar todas as circunstâncias de uma instalação hidráulica usando tubulações e dispositivos idênticos aos existentes no mercado e prática profissional dos futuros engenheiros.

Sendo assim, as estudantes do 7º período do curso de Engenharia Ambiental, Emanuele Diógenes e Fernanda Liberato, sob a orientação do professor Luiz Gonzaga Cabral, pesquisam a calibração, tabelamento e padronização em tubulações não existentes, trabalho pioneiro no estado.

“O painel tem diversos tipos de medidas e tubulações onde algumas delas já são padronizadas e tabeladas em diferentes vazões e outras não, o que nós estamos pesquisando é justamente novos tabelamentos de padronizações. Com isso as pessoas poderão economizar na compra e na água utilizando a tubulação ideal para sua residência”, explicam as estudantes.

O professor e orientador da pesquisa, Luiz Gonzaga Cabral, completa informando que realiza medidas para completar as tabelas usadas em dimensionamento hidráulico para baixas vazões e pequenos diâmetros e que enseja-se a calibração de instrumentos e desenvolvimento de medidores mais simples e com grau de precisão aceitável para trabalhos de campo.

Ao final da pesquisa as estudantes pretendem deixar para os outros discentes do curso e para o mercado uma tabela mais completa.