A tristeza pode ser apenas um sentimento causado por algo ruim, mas quando isso se alicerça e começa a fazer parte da rotina da pessoa ela pode estar com um dos sintomas da depressão. A doença pode ser causada por fatores genéticos como também pela problematização de situações ou momentos. Por ser algo sério, muito além do que uma aparente tristeza pode-se manifestar de diferentes formas, porém existem alguns sintomas mais comuns, que são:

-Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade;

-Desânimo, cansaço mental, dificuldade de concentração, esquecimento;

-Incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades que antes eram agradáveis;

-Tendência ao isolamento;

-Apatia, desinteresse, falta de motivação;

-Falta de vontade, indecisão;

-Sentimentos de medo, insegurança, desespero, vazio;

-Pessimismo, ideias de culpa, baixa autoestima, falta de sentido na vida, inutilidade, fracasso.

A pessoa que apresenta um desses sintomas ou vários deles não deve se autodiagnosticar como estando com depressão, somente um médico pode dar o diagnóstico.

Tristeza ou depressão

A tristeza é transitória, mais ligada a um estado de humor que é rapidamente absorvido.

Já a depressão, independe de algo externo, na verdade é um prolongado estado de tristeza inclusive com limitação de suas atividades rotineiras.

A mulher tem sido um dos grupos mais vulneráveis à doença, Alguns pesquisadores atribuem as alterações dos hormônios como estrógeno e progesterona como tendo fortes efeitos em relação ao humor das mulheres o que as tornariam mais predispostas à desenvolver a depressão. Mas, outros fatores também podem desencadear a doença, tais como hereditariedade, alterações hormonais, medicações, algumas doenças e algo negativo que tenha ocorrido com a pessoa. Acredita-se, inclusive que a depressão seja resultado de desequilíbrios químicos na área cerebral.

 

Depressão, como lidar?

A depressão pode ser tratada com êxito, na maioria das vezes, desde que estejam sendo acompanhadas por profissionais experientes e capacitados para direcionar o melhor tratamento para cada um. O tratamento pode incluir uma combinação de medicamentos antidepressivos e psicoterapia, realizado por psiquiatras e psicólogos.

A psicóloga Kenya Tabosa, destaca o papel da família na recuperação do paciente “A família precisa entender que a depressão é uma doença e a pessoa não escolhe adoecer, porém precisa ser tratada. Reconhecendo alguns dos sintomas, a família deve incentivar a buscar auxílio. É preciso ter paciência, dar conforto e respeitar o momento.”

Atividades físicas regulares contribuem para lidar com a doença, como também conversar com alguém de sua confiança ou mesmo um psicólogo que irá auxiliar no tratamento.

Em Caruaru o atendimento acontece tanto na rede particular de atendimento, como na rede pública municipal, basta procurar o agente de saúde do seu bairro para que ele possa orientar quanto ao atendimento especializado.