Mulheres de todos os lugares do mundo se reunirão de 14 a 24 de março, em Nova York, para avaliar, debater e propor ações sobre a situação de gênero. Será promovida a sessão anual da Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW, por sua sigla inglês), que ocorre na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento acontece desde 1946 e nesse ano contará com a representação de brasileiras, dentre elas a estudante de Relações Internacionais da Faculdade Asces Mariana Monteiro.

Esse encontro reúne representantes governamentais, organismos internacionais e organizações da sociedade civil de várias localidades do mundo. A CSW é o principal órgão intergovernamental de caráter global voltado à promoção da equidade de gênero e empoderamento das mulheres. Seu papel é também de monitorar a realização dos compromissos assumidos pelos Estados no que se refere à garantia dos direitos das mulheres.

A participação da estudante de Relações Internacionais como uma das representações da sociedade civil com acesso à sessão da CSW demonstra que a formação oferecida pela instituição tem permitido uma inserção de alto nível nas discussões da política internacional, bem como uma importante articulação entre o conhecimento produzido e a promoção dos direitos humanos, neste caso voltado aos direitos das mulheres e meninas ao redor do mundo e o fortalecimento da igualdade de gênero.

Rumo a CSW!

Na tarde desta quarta-feira (02/03) uma discussão prévia ao evento ocorrerá no campus I da Faculdade Asces, estudantes e professores levantam temas que poderão ser analisados no encontro que ocorre em seguida na cidade de Nova York.

O grupo discutirá também acerca dos espaços de decisão da política internacional que, muitas vezes, são limitados e pouco acessíveis para grande parte da sociedade civil mundial, e nesse sentido visa contribuir para a ampliação deste debate no nosso entorno, por meio de uma conversa com grupos de mulheres jovens, coletivos e organizações que enfrentam diariamente os impactos das desigualdades de gênero em suas vidas.