As Indústrias e Engenho Sanhaçu em Chã Grande abriram as suas instalações para uma vista técnica e acadêmica aos graduandos do Curso de Engenharia de Produção da ASCES. Os estudantes tiveram a oportunidade de entrar em contato com todo o sistema produtivo de fabricação dos derivados da cana de açúcar desde a moagem até os produtos finais como a rapadura, o álcool e a premiada cachaça Sanhaçu. Merecendo destaque a aula expositiva e prática do Diretor geral Oto Barreto onde explanou com muita didática todo o processo de produção passando pelo caldo da cana, a fermentação, a destilação nos alambiques e o armazenamento em barris.

Ressalta-se a gestão energética e a sustentabilidade da Indústria ao utilizar os resíduos sólidos do bagaço da cana como aproveitamento em energia térmica e o uso de energia solar  fotovoltaica em todo o processo de fabricação. A indústria também mantém uma área de reflorestamento como política de sustentabilidade e para manutenção dos córregos da área donde é retirada a água necessária de todo o seu sistema industrial.

Esta atividade integra a disciplina de Administração e de Introdução a Engenharia de Produção coordenado pelo Prof. Miguel Melo e está dentro das metas da coordenação do curso, visando estreitar o intercâmbio ASCES-Empresa e complementar o conteúdo teórico das aulas.