O Projeto CineCidadania visa contribuir para a formação cidadã e o acesso à cultura por parte de segmentos mais desassistidos da sociedade, utilizando-se o cinema como um veículo de reflexão de temas que possam provocar a mudança de valores, de forma multidisciplinar e com a efetiva participação de discentes dos cursos envolvidos.  As atividades são desenvolvidas uma vez a cada mês junto aos seguintes públicos: menores da Fundação de Atendimento Sócio-educativo/FUNASE e detentos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, todos em Caruaru-PE. 

A equipe do Projeto desloca-se aos locais das atividades, levando o equipamento, os filmes, bem como lanche a ser servido ao longo da sessão de cinema, promovendo-se, ao final, um debate com o público sobre o filme exibido.
Na última sexta-feira (26/02) houve a exibição do filme "Jogada de Rei", cuja temática é extremamente pertinente para a PJPS por tratar de iniciativas
de um ex-presidiário para tirar das ruas muitos adolescentes marginalizados através de um clube de xadrez que instala com eles, e, principalmente pela
sua história na prisão e os efeitos que tal acontecimento provocou na sua relação com a família e com o mercado de trabalho.