Uma noite marcada por um protocolo com forte apelo simbólico e representativo. Foi desta maneira que conduziu-se na quinta-feira (26/11), na sede da ACACCIL a posse da nova diretoria da Academia Caruaruense de Letras Jurídicas (ACLJ) em cerimônia solene com a presença de autoridades políticas, culturais e sociais. O presidente e a vice-presidente, respectivamente, o prof. Paulo Muniz e a Promotora Silvia Amélia Oliveira, foram nomeados para conduzir os trabalhos desta pioneira entidade ligada ao cenário jurídico no biênio 2015/2017.

Estiveram à mesa de honra representando a prefeitura de Caruaru, o Secretário Executivo de Administração, o advogado Luiz Torres Neto, e como representante da Academia de Cultura, Ciências e Letras, a presidente da ACACCIL, Maria de Lourdes Souza Maciel. Na plenária, as presenças da teatróloga Arary Marrocos, da representante da Fafica, a professora Edvalda Leite Miranda e da presidente do Jornal Extra de Pernambuco, Mirtes Ferraz.

Antes da posse da nova diretoria, o então presidente Dr. Walter Andrade proferiu discurso valorizando o trabalho da Academia e se colocando à disposição para continuar contribuindo com o desenvolvimento da Entidade. Também fez parte de seu ato, a posse do Prof. Frederico Oliveira como membro da ACLJ, que fora conduzido pelos já acadêmicos Dr. Keyllyer Toscano e Dr. Xisto Zeno Valones.

Na cerimônia, os acadêmicos Felipe Vila Nova e Carlos Toscano conduziram o prof. Paulo Muniz e a promotora Silvia Amélia para a mesa onde então foram empossados oficialmente como líderes da nova diretoria da ACLJ.

Muniz destacou em sua fala a tradição de Caruaru como uma cidade pioneira na valorização educacional e cultural, bem como do pioneirismo na área jurídica. “Temos muitas ideias que pretendemos tirar do papel e as transformar em ações concretas”, comentou o novo presidente.

Para vice-presidente, Dra. Silvia Amélia, não é porque a ACLJ está situada em Caruaru que vai se limitar a debater assuntos no âmbito local. “A entidade é um espaço de discussão e de formação que pode ultrapassar esse aspecto regional”, comentou.

Durante o evento, o prof. Dr. Raymundo Juliano promoveu conferência sobre “Cidadania e Direito” cuja exposição perpassou por aspectos históricos e com grande apelo pela contextualização social da temática. Também durante a cerimônia, o então presidente Dr. Walter Andrade empossou o acadêmico Frederico Oliveira que foi nomeado ainda durante a sua gestão.

A ACLJ é composta também por juízes, promotores e professores. A instituição é a primeira do interior do Estado e tem o objetivo de discutir leis, estudar a constituição, publicar artigos científicos e realizar palestras voltadas para o setor. A academia é formada por nomes conhecidos, que atuam na região.

Diretoria da ACLJ para o biênio 2015/2017

Presidente – Paulo Muniz Lopes

Vice presidente – Sílvia Amélia Oliveira

Diretor cultural – Keyller Toscano de Almeida

Diretor administrativo – Teresa Mendes Santana Tabosa

Diretor financeiro – Saulo de Tarso Gomes Amazonas

Diretor de Comunicação – Adrielmo de Moura Silva

1º Secretário – Walter Augusto de Andrade

2º Secretário – Clodoaldo Batista de Souza

1º Tesoureiro – Xisto Zeno Valones

2º Tesoureiro – Marupiraja Ramos Ribas

Conselho fiscal – Titulares: Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas, Carlos Alberto Toscano de Carvalho; João Alfredo Beltrão Vieira de Melo Filho; Suplentes: Cloves Pacas Silva; Gleydson Gleber Bento Alves de Lima Pinheiro e Maria Perpétua Socorro Dantas Jordão.