O curso de Serviço Social através do Nugen – Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher Elma Novaes realiza atividades ao longo da semana em comemoração ao dia da Consciência Negra, as atividades serão abertas ao público, veja a programação:

17/11: 14h30 às 17h30- Roda de Conversa sobre identidade racial, sob facilitação de Flávia Clemente (UFPE) e Gabi Monteiro (MMTR). Na ocasião serão realizadas fotografias, por docente e discentes da disciplina de Fotojornalismo do curso de Jornalismo e sessão de maquiagem para mulheres negras, realizada pelo curso de Estética do Centro de Formação Técnica.

19/11: Visita a uma comunidade quilombola de Bezerros– docentes e discentes do curso de Serviço Social e do Projeto Cidadania Global do LAPRI.

23/11 a 04/12- Exposição Fotográfica das fotografias realizadas da Roda de Conversa em parceria com o núcleo de cultura. A proposta é no dia 23/11, às 20h10, realizar o lançamento da exposição, com  a participação do Grupo de Músicos.

16/11 a 20/11: Campanha virtual sobre racismo e diversidade étnico-racial, elaborada pela Profª. Manuella Donato e discentes do curso de Relações Internacionais, pelo Nugen em parceria com o Projeto Cidadania Global do LAPRI. 

Dia da Consciência Negra: Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram a lei, a responsabilidade é do prefeito, que decide se haverá o feriado no município. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).