O curso de Enfermagem através do Projeto de Extensão – Homem com Atitude sabe Prevenir, realizam campanha alusiva sobre o Novembro Azul.

A ação será realizada nesta segunda-feira (16/11), das 08 às 16h30, na Capela e na Praça das Placas, no Campus II da Instituição.

O objetivo da ação é alertar o público masculino da Asces, professores, funcionários e estudantes sobre a importância da prevenção dos agravos à sua saúde, objetivando uma melhor qualidade de vida.

Serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, medidas antropométricas, massagens terapêuticas, consultas de enfermagem, solicitação de exames e educação em saúde.

As atividades serão realizadas pelos extensionistas do projeto e estudantes dos cursos da área de saúde sob a supervisão dos professores Samira Almeida e Thyago Wanderley.

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Desta forma, no mês de Novembro os homens são encorajados a tomarem medidas preventivas ou a fazerem o exame da próstata, que é composto pelo toque retal e exame de sangue PSA.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens.