Estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Direito que participam do projeto de extensão “Preservação Ambiental e Social” do curso de Engenharia Ambiental, tiveram dois trabalhos selecionados e apresentaram no IV Congresso Internacional de Envelhecimento Humano.

O evento teve como tema principal a “Longevidade: transformações, impactos e perspectivas e foi realizado pelo Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Os cinco estudantes do curso de Engenharia Ambiental e um do curso de Direito que participam do projeto de extensão apresentaram os trabalhos com os temas: “Análise Preliminar da Assistência à Saúde da Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Caruaru/PE-2015”, que teve o objetivo de verificar os serviços de assistência à saúde que estão ao alcance desses trabalhadores. O outro tema foi: “A Qualidade do Envelhecimento dos Trabalhadores Catadores da Associação de Caruaru/PE – ACRSC”, que teve o objetivo de verificar a qualidade de vida pessoal e profissional dos trabalhadores da associação, observando as consequências no envelhecimento.

O coordenador do projeto professor Henrique John e orientador dos estudantes comenta que foi muito importante levar a realidade desses trabalhadores para o evento. “Mostrar um pouco a realidade da qualidade de vida dos catadores de resíduos sólidos na cidade de Caruaru-PE, em âmbito internacional, foi muito importante para o município, os estudantes e a Faculdade Asces”, enfatiza o John.

O congresso reuniu mais de 3.500 participantes e os únicos trabalhos do congresso envolvendo cursos de Engenharia Ambiental e Direito foram os da Asces, o que rendeu elogios por todos os avaliadores do evento tanto pela iniciativa dos cursos em trabalhar com o tema, como pela qualidade de alto nível dos trabalhos desenvolvidos.