A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança e é comemorada em 120 países de 01 a 07 de agosto desde 1992, pela aliança mundial de ação pró-amamentação (WABA), sendo considerado um veículo para promoção da amamentação. A Faculdade Asces, através do projeto de extensão Faculdade Amiga da Criança, aproveita a data para comemorar e incentivar o aleitamento materno na Instituição.

Com o tema: Amamentação e Trabalho – Para Dar Certo o Compromisso é de Todos. A semana tem início com uma abertura em Recife, no dia 03 de agosto, com apresentação de experiências exitosas de salas de apoio a mulher que amamenta e a Asces foi convidada para demonstrar a experiência do projeto de extensão Faculdade Amiga da Criança, que apóia a amamentação dentro e fora da Faculdade e possui uma sala de apoio para as mulheres trabalhadoras e acadêmicas da Instituição.

Já em Caruaru os estudantes extensionistas do projeto Faculdade Amiga da Criança, realizarão panfletagem com o objetivo de divulgar informações sobre os benefícios da amamentação para a mãe e o filho, além de divulgar a existência da sala de apoio a amamentação localizada no Campus II da Asces, para acadêmicas e funcionárias em processo de amamentação.

Além das panfletagens no dia 05 de agosto ocorrerá uma roda de conversa com a presença dos docentes do projeto de extensão e da gestora de recursos humanos para discutir os direitos da mulher trabalhadora que amamenta e outras questões relacionadas à amamentação na Asces.

Uma mesa redonda também está na programação e será realizada no dia 07 de agosto no auditório do Campus II, às 8h30, voltado para o público interno e externo da Asces com o tema: amamentar e trabalhar – podemos conseguir. A ação será composta por uma equipe multiprofissional formada por duas enfermeiras, uma pediatra e uma advogada e uma cirurgiã-dentista.

Faculdade Amiga da Criança:

Pioneira em instituições de ensino superior em instituir uma sala de amamentação no país, o projeto foi inserido em 2012 com objetivo de envolver a comunidade acadêmica numa assistência multidisciplinar integrada, promovendo ações de promoção ao aleitamento materno em consonância com o programa de humanização do pré-natal, parto e nascimento.

Programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno na Asces

01/08/15 – lançamento da página do Facebook do Projeto Faculdade Amiga da Criança e mobilização nas redes sociais;

02/08/15 – mobilização nas redes sociais;

03/08/15 – participação do projeto de extensão Faculdade Amiga da Criança na abertura da Semana Mundial de Aleitamento materno promovida pela SES, na cidade do Recife.

04/08/15 – panfletagem e mobilização nas redes sociais;

05/08/15 – roda de conversa do projeto Faculdade Amiga da Criança junto à gestão de Recursos Humanos para discutir os direitos da mulher trabalhadora que amamenta e outras questões relacionadas à amamentação na Faculdade Asces. Nos três turnos, haverá panfletagem;

06/08/15 – mobilização nas redes sociais e panfletagem nos três turnos dentro da Faculdade ASCES.

07/08/15 – Mesa redonda com equipe multiprofissional. Tema: amamentar e trabalhar – podemos conseguir (auditório Campus II).