O programa de extensão "Prevenção e Detecção de Doenças Infecto-contagiosas Parasitárias” da Faculdade Asces, coordenado pelo professor Risonildo Cordeiro, em parceria com o os estudantes de Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), sob orientação do professor Carlos Henrique Tabosa e Secretaria de Saúde de Pesqueira realizou entre os meses de maio e junho 90 exames parasitológicos de amostras vindas de crianças entre 6 a 9 anos. Os exames foram realizados em crianças do ensino fundamental do CAIC da cidade de Pesqueira.

Os exames foram feitos em três dias consecutivos e os resultados devolvidos aos estudantes. Para os casos positivos para parasitas como Ascaris Lumbricoides e Giardíase, foram entregues e orientados para uso de medicação. As investigações foram importantes para as crianças pois as verminoses intestinais podem diminuir a absorção de nutrientes, ocasionar perda de peso, dificuldade no aprendizado e em alguns casos irritação. “Esses estudantes do CAIC Pesqueira são de baixa renda e sem essa ação dos extensionistas não seria possível concretizar o planejado e as crianças continuariam parasitadas”, aponta o professor Carlos Henrique.

Os testes laboratoriais foram realizados exclusivamente pelos estudantes da Asces. “Eles foram capacitados para rastrear ovos, cistos, larvas e vermes adultos no material fecal e estão praticando essa atividade com o material coletado”, lembra o docente.