Em celebração aos 15 anos do Fórum Universitário, a Faculdade Asces, promoveu na sexta (12/06), uma cerimônia para homenagear uma década e meia de serviços prestados à comunidade e a parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Durante a solenidade o presidente do TJPE, o desembargador Frederico Neves, ministrou a palestra “Os desafios do Novo Código Processual Civil (CPC)”. A diretora acadêmica da Faculdade Asces, Marileide Rosa, que representou a Instituição, destacou a importância do convênio para ambas as partes e entregou ao desembargador Frederico Neves, o Troféu Tabosa de Almeida, idealizado para ser uma honraria destinada às personalidades que se destacam em favor do desenvolvimento da nossa região e do seu povo, bem como pela defesa dos valores e princípios defendidos por nossa entidade.

O evento foi presidido pelo coordenador do Fórum, o juiz Marupiraja Ribas, que recebeu das mãos da professora do curso de Direito da Asces, Paula Rocha, uma placa parabenizando o jurista pelos serviços prestados ao Fórum. Funcionários e o primeiro promotor de justiça do Fórum, Keyller Toscano, também foram homenageados.

Fórum Universitário:

Instalado em 12 de junho de 2000, sendo o primeiro do interior do Estado, o Fórum Universitário Asces compreende mais de 1.600 metros quadrados, e funciona como sede dos juizados especiais cíveis e criminais de Caruaru. Através de parceria com a instituição de ensino superior, o órgão oferece diversos serviços para a comunidade, beneficiando também os universitários que estão inseridos em um ambiente de prática antes mesmo da conclusão da graduação. Ao longo de 15 anos, foram realizadas 25.500 audiências e proferidas 19.260 sentenças.

No local, funcionam os projetos: Juizado Especial Criminal (JECRIM), com a participação de mais de 80 estudantes realizando estágio obrigatório e o Centro de Orientação e Apoio ao Consumidor (COAC), envolvendo mais de 20 estudantes de Direito, resultando em uma atuação acadêmica direta no Juizado Especial Cível. “A parceria da Faculdade Asces com o Fórum Universitário tem uma repercussão muito boa, pois proporciona além do conhecimento para os estudantes no sentido pedagógico, celeridade nas ações dos processos, beneficiando também a população”, afirma o juiz Marupiraja Ribas.

Neste sentido, o fórum dispõe do Núcleo de Apoio aos Estagiários, um espaço pensado para dar suporte aos estudantes em formação. No local, estes podem elaborar suas peças processuais e atender o público que procura o órgão para esclarecimento de dúvidas sobre os procedimentos do Juizado, além de serem assistidos por advogados em audiências e ter orientações teóricas sobre os procedimentos.