Na quinta-feira (28), foi realizada na Asces a apresentação do documentário “Ilegal”, que trata do uso medicinal dos princípios ativos presentes na maconha. O debate contou com a presença de alunos dos cursos de Serviço Social, Direito, Biomedicina, Enfermagem e Farmácia, além da população em geral e profissionais do Programa Atitude. A discussão foi mediada por Fernanda Luma, professora do curso de Serviço Social e coordenadora do projeto In dependência, e Carlos Henrique Tabosa, professor do curso de Farmácia.

Na ocasião, discorreu-se tanto sobre uso do canabidiol (maconha medicinal) quanto sobre o uso recreativo da maconha e das chamadas drogas lícitas. Além disso, discutiu-se a realidade de outras substâncias consumidas no dia a dia, mas que não recebem tanta atenção (como corantes e conservantes em fast-foods e refrigerante) e suas consequências nocivas no organismo humano, lançando a questão de legalização/criminalização da maconha no Brasil.

“Problematizou-se ainda que o poder aquisitivo das pessoas que reivindicam a liberação para uso medicinal é de classe média alta, esclarecida de seus direitos e com condições de ‘traficar’ ou entrar na justiça para conseguir o direito de importar. Mas e a classe pobre, o que faz?”, indagou a professora  Fernanda Luma.