A preocupação com o uso do solo, que se insere na discussão sobre sustentabilidade, será tema do IV Seminário Regional de Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 01 e 03 de junho na Faculdade Asces. Palestra e oficinas serão realizadas para um público-alvo formado por estudantes do segundo grau, estudantes de Engenharia Ambiental e produtores rurais.

A Organizações das Nações Unidas (ONU) declarou 2015 como ano Mundial do Solo, esperando que a iniciativa sirva para mobilizar a sociedade para a importância destes como parte fundamental do meio ambiente. Nesse sentido, o  tema selecionado leva em consideração o debate mundial sobre o assunto e a situação do solo no Agreste, que é bastante degradado, uma vez que muitos produtores rurais da região não lidam de forma adequada em termos de culturas, levando ao empobrecimento do solo graças ao cultivo de produtos não adequados.

O  Coordenador dos Programas Asces Sustentável e Águas do Agreste, professor Agenor Jácome, enfatiza que o evento coloca a Asces em sintonia com a causa mundial. “Muito do que acontece em relação a racionamento e clima está ligado a impactos com o solo e a baixa concentração de nutrientes na região Agreste. O nosso solo é muito maltratado”, lembra o docente.

Mobilização do Asces Sustentável beneficiará Trapeiros de Emaús

Nos dias 01 e 02 de junho, dentro do evento, a Asces será ponto de coleta seletiva de brinquedos, roupas, eletroeletrônicos e outros materiais que sejam recuperáveis e reaproveitados. O material será entregue à Associação Trapeiros de Emaús, que desenvolve um trabalho junto às comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife (RMR) com a coleta, recuperação e venda de objetos usados a preços simbólicos.

O material recolhido será armazenado na Fábrica dos Sonhos, que é sede do Programa Águas do Agreste, para recolhimento do caminhão do Trapeiros no dia 03 de junho. O professor Agenor confirma o engajamento dos alunos. “É uma causa nobre”, justifica Jácome.