Já imaginou assistir TV na sua sala sentado em um sofá feito de sobras de canos de PVC da construção civil? Essa foi a proposta do professor Henrique John para seus alunos do 5º período do curso de Engenharia Ambiental.

O trabalho faz parte da disciplina de mecânica geral ministrada pelo professor John que incentivou os estudantes a desenvolverem o projeto com o objetivo de associar o estudo teórico que envolve centro de massa, equilíbrio de corpo rígido, distribuição de carga, com a aplicação prática voltada para a preservação ambiental e sustentabilidade.

Para o docente Henrique John, essa foi uma oportunidade de aliar a teoria vista em sala de aula com a prática do engenheiro. “Os estudantes tiveram a oportunidade de aliar o conhecimento teórico ao prático, tiveram a possibilidade de verem como um engenheiro atua, não apenas teorizando, nem apenas executando, mas desenvolvendo um trabalho planejado, projetado com base teórica deles”, pontua John.

Durante o projeto os discentes tiveram que desenvolver uma série de cálculos para projetar os móveis e garantir a funcionalidade e estabilidade do produto e aplicar esses cálculos para dimensionar as peças e construir os móveis, após testes preliminares, foi montada uma sala de estar no Campus II onde professores e estudantes testaram e aprovaram a ideia e a qualidade dos produtos

Os móveis produzidos serão expostos na quinta-feira (30/04) durante o II Encontro de Profissões e depois apresentados aos trabalhadores da Associação Protetora do Meio Ambiente de Caruaru – ASPROMA, onde se pretende conquistar uma parceria para a implantação do Projeto de Extensão de Preservação Ambiental e Social.

O professor ainda comenta que ao final de tudo alguns estudantes pretendem doar os móveis a famílias menos favorecidas de Caruaru e outros já falam em produzir móveis semelhantes e desenvolver projetos de pesquisa relacionado com o tema.