Nesta terça-feira (07), em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Faculdade Asces realizou diversas ações para a população na Escola Municipal José Florêncio Neto, conhecida como “Professor Machadinho”. As atividades tiveram como objetivo oferecer informações de saúde e alimentação saudável para as crianças e seus responsáveis, conscientizando de forma lúdica. Além disso, os grupos distribuíram brindes em alusão à pascoa.

De acordo com a supervisora do NEAC, profª Renata Vasconcelos, participaram das ações cerca de 35 estudantes extensionistas, que atenderam aproximadamente 300 alunos da escola. Entre os projetos de extensão participantes estavam Prevenção e Detecção de Doenças Infecto-contagiosas Parasitárias, Ciplam, Plantas Medicinais na Atenção Básica de Saúde, Saúde e Sexualidade na Escola, Praticando Ciência, Faculdade Amiga da Criança, Descarte de Medicamentos no Meio Ambiente e Projetos Águas do Agreste.

“É a primeira vez que o projeto Faculdade Amiga da Criança participa de uma ação nesta escola e os estudantes estão realizando atividades de educação e saúde para os estudantes, falamos da importância do aleitamento materno com foco nas crianças, explicando a importância de uma alimentação saudável. Todas as atividades acontecem de forma lúdica, com jogos, brincadeiras, músicas, pinturas e desenhos de alimentos saudáveis para estimular a rotina”, explicou a Prof. Vanessa Juvino, do projeto Faculdade Amiga da Criança.

A comunidade também pôde participar de algumas das ações e receber informações gerais, em especial sobre o uso correto dos fitoterápicos. “Conheci os projetos da Faculdade agora e achei ótimo, isso salva vidas. Eles explicaram o uso das plantas medicinais, a medicina está aqui, não precisa de remédio de farmácia não”, afirma a auxiliar de serviços gerais Janaína Dias.