O Núcleo de Cultura Asces e a coordenação do CineSofia em parceria com o Centro de Cultura Brasil Alemanha (CCBA), promovem a primeira Mostra de Cinema Alemão de Caruaru.

As sessões ocorrerão nas noites de sextas-feiras, nos dias 10, 17 e 24 de abril, sempre às 19h, no Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia, localizado na Academia Caruaruense de Ciência, Cultura e Letras na Av. XV de Novembro, 215, centro de Caruaru, a participação é gratuita e aberta ao público.

Para o coordenador do CineSofia, professor Lucas Galindo, a iniciativa preconiza o intuito do projeto de divulgar a arte e a cultura de outros países e promover o diálogo com a nossa cultura, “dando sequência à iniciativa que se tem mostrado extremamente fecunda, dos pontos de vista intelectual e da cidadania, abrimos a Mostra de Cinema Alemão, naturalmente permeada por todos os elementos constitutivos desta tradição cultural com a consequente abertura de diálogo com nossa cultura, gerando enriquecimento recíproco para os nossos acadêmicos e a comunidade em geral”, afirma o professor.  

Ao término de cada exibição o professor da Asces Lucas Galindo e o representante do CCBA, Christoph Ostendorf, irão mediar debates entre os presentes. Em 2014 o CineSofia realizou as mostras de cinema Argentino e Francês.

Segue a programação:

10 de Abril:

A Cor do Oceano (Die Farbe des Ozeans)
Direção: Maggie Peren, colorido, 91 min., 2010
Sinopse: um policial de imigração das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol para onde fogem muitos refugiados africanos, resolve determinar o destino de quem cruza seu caminho, mas ele será desafiado quando a turista alemã Nathalie resolve ajudar africanos naufragados que chegam à costa.

17 de Abril:

Em Lugar Algum na África (Nirgendwo in Afrika)
Direção: Caroline Link, colorido, 136 min, 1999
Sinopse: Uma família alemã vai para o Quênia, fugindo do nazismo, e luta para se adaptar. Oscar de melhor filme estrangeiro em 2003.

24 de Abril:

A Doença do Sono (Schlafkrankheit)
Direção: Ulrich Köhler, colorido, 91 min., 2010-11
Sinopse: Especialista no tratamento de doença do sono, Ebbo Velten (Pierre Bokma) faz uma viagem junto com Vera Velten (Jenny Schily) para a África, onde permanecem por 20 anos. Eles visitam uma comunidade em Yaoundé, capital de Camarões, e Vera encontra dificuldades para adaptar-se à cultura local, além de sentir falta da filha que foi estudar no exterior.