Conscientizar a população sobre os problemas da saúde e a responsabilidade dos governantes foi determinante para a criação do Dia Mundial da Saúde, que é celebrado no dia 07 de abril.

Neste sentido, na terça (07/04), das 08h às 12h, a Escola Municipal José Florêncio Neto, conhecida como Escola Professor Machadinho, receberá a visita dos projetos de extensão da Faculdade Asces, onde serão realizadas diversas ações à população.

Peças teatrais, orientações, informações e palestras serão desenvolvidas pelos projetos como o de Plantas Medicinais na Atenção Básica à Saúde, onde demonstra que o cultivo e utilização das plantas proporcionam a cura de doenças e reflete na questão da sustentabilidade ambiental, reforçando esta ideia, o Asces Sustentável, fará entrega de mudas à população e orientação na utilização e também no cultivo, provando que a homeopatia diminui o risco de reações adversas presentes na medicação sintética (de farmácia), e ainda contribui para a preservação do meio ambiente, já que o cultivo de ervas medicinais não exige a utilização de recipientes de vidro, papel para a fabricação de embalagens e o descarte.

O programa Águas do Agreste levará conscientização de forma lúdica para as crianças, através da apresentação da peça “Bichos na Floresta”, que fala sobre um coelho dono de fábrica de chocolates e de bichos peçonhentos que irão destruir a fábrica e assim serão abordados os cuidados com higienização pessoal e geral. “O meio ambiente saudável reflete direta e indiretamente na saúde e orientar as crianças entre cinco a oito anos é a semente para uma geração que observará de forma diferenciada para a saúde e preservação ambiental”, comenta o coordenador do programa Agenor Jácome.

O projeto Faculdade Amiga da Criança também estará presente levando uma série de atividades para as crianças, “serão atividades

lúdicas e educativas. Uma peça teatral vai enfatizar a importância da amamentação. "Apesar do público alvo ser criança, temos que cultivar uma cultura de boas práticas alimentares desde cedo", reforça a professora Raquel Bezerra, do curso de Enfermagem. O Faculdade Amiga da Criança também vai fazer um ateliê de pitunra com desenhos impressos sobre amamentação e as boas práticas alimentares. "O projeto vai fazer campanha de doação de vidro para os Bancos de Leite Humano do Hospital Jesus Pequenino e IMIP", lembra Raquel.

Ações do Praticando Ciência demonstra experimentos com microscópio,lâminas, placas de colônia de fungos e bactérias, ilusão de óptica e bonecos do corpo humano. Já o projeto Saúde e Sexualidade na Escola reunirá grupos para uma roda de conversa e desenvolverá dinâmicas.

Para a professora Renata Vasconcelos do núcleo de extensão e atividade complementares, essa é uma oportunidade de organizar ações junto à comunidade. “O Dia 07 de abril será comemorado o Dia Mundial da Saúde e sempre organizamos atividades extensionistas que envolva a importância deste dia para a comunidade acadêmica e externa da Asces”.