De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a cada sete segundos, uma pessoa morre no mundo em consequência do Diabetes Mellitus (DM). Os dados, referentes ao ano de 2014, apontam que 8,7% da população total do Brasil é portadora da doença e um em cada 12 adultos sofre com a enfermidade no país. A organização destaca ainda que, se nada for feito com urgência, serão 38 milhões de pessoas diabéticas na América Latina em 2035.

O Diabetes pode acarretar uma série de outros problemas de saúde, e é pensando nisso que a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru promove, pelo segundo ano consecutivo, a “Semana Lava Pés”, entre os dias 29 de março e 02 de abril. A Campanha reúne serviços de saúde e instituições de ensino para alertar e orientar sobre os problemas comumente desenvolvidos nos pés dos diabéticos, além de oferecer serviços diversos de saúde para este público. A Faculdade Asces está participando mais uma vez da iniciativa, através dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina, e Odontologia.

A iniciativa busca chamar a atenção dos diabéticos para os riscos do descuido com os pés, que podem acarretar em amputação. Assim, durante os dias da Campanha, as Unidades de Saúde da Família (USF) estarão realizando o exame clínico dos pés dos pacientes diabéticos e a promoção do autocuidado. A Secretaria de Saúde organizou então ações conjuntas para alcançar o maior número de pacientes. Assim, já no domingo (29), as igrejas e entidades religiosas estarão divulgando as ações em suas celebrações.

A Faculdade Asces contará com pontos de apoio em seu campus, para a realização de ações com seus funcionários e pacientes da Clínica Escola durante a semana. Na quarta-feira (01), será realizada uma grande ação multidisciplinar no Marco Zero de Caruaru e Praça do Rosário, ambos no centro da cidade, a partir das 8h30. A atividade, chamada de Dia do Lava Pés, tem como tema “O manejo do Diabetes está em suas mãos”. Na ocasião, a comunidade será acolhida e encaminhada aos stands da ação, de acordo com as necessidades.

Uma das equipes será responsável pela identificação da obesidade e fatores de risco através da avaliação antropométrica, com a verificação das medidas e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O segundo grupo fará o rastreamento de hipertensão por meio da aferição da pressão arterial. O foco são os diabéticos que estejam em uso de medicamentos, pessoas hipertensas e a população em geral, em especial maiores de 18 anos que não saibam se tem hipertensão.

Outro stand estará atuando para o rastreamento de Diabetes através da dosagem de glicose no sangue. É interessante que os pacientes estejam em jejum para um diagnóstico mais preciso. Haverá também a avaliação do pé diabético e promoção do autocuidado com os pés. Além disso, será promovida a saúde bucal do portador de diabetes, por meio de avaliação da boca.  As ações serão complementadas com orientações sobre medicamentos para hipertensos, diabéticos e comunidade em geral, além da avaliação e orientações nutricionais.

PROGRAMAÇÃO – QUARTA (01/04)

Dia do Lava Pés – O manejo do Diabetes está em suas mãos

Local: Marco Zero/ Praça do Rosário

Horário: 08h as 12h   

 

Cerimônia de abertura – 8h30

– Apresentação Artes Educadores- NES

– Fala de autoridades

– Roda Viva – Inspeção dos pés dos pacientes

 

Acolhimento: critérios de rastreamento- 9:00

Usuários serão acolhidos e encaminhados aos stands da Ação de acordo com o preenchimento dos critérios de rastreamento de cada um dos stands montados no local.

 

1º STAND Avaliação Antropométrica – Rastreamento de obesidade

Público alvo: população em geral interessada em saber suas medidas e saber o seu Índice de Massa Corporal (IMC) maior do que 30 será triado para

 

2º STAND Enfermagem: Rastreamento de Hipertensão

Público alvo:: Maiores de 18 anos que não saibam que são hipertensos (rastreamento de hipertensão: aferição de PA); pessoas sabidamente hipertensas e/ou diabéticas que estejam em uso de medicamentos e população em geral interessada em orientações.

 

3 ª STAND Biomedicina: Rastreamento de Diabetes

Público alvo: maiores de 18 anos com pressão arterial sustentada > 135 X 80 mmHg.

 

4º STAND Avaliação do Pé Diabético e Promoção do Autocuidado com os pés

Público alvo: pessoas sabidamente com diabetes (para a avaliação dos pés) e população em geral interessada em orientações sobre o autocuidado com os pés.

 

5º STAND Saúde Bucal do Diabético

Público alvo: população em geral interessada em receber orientações como evitar problemas dentários associados ao diabetes.

 

6 º STAND Orientações sobre Medicamentos

Público alvo: Maiores de 18 anos  que não saibam que são hipertensos (rastreamento de hipertensão: aferição de PA); pessoas sabidamente hipertensas e/ou diabéticas que estejam em uso de medicamentos e população em geral interessada em orientações quanto ao uso de medicamentos.

          

7º STAND Avaliação e Orientações Nutricionais

Público alvo: população em geral interessada em receber orientações nutricionais de promoção da alimentação saudável.