No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, Crhistiane Bôa Viagem, docente e coordenadora do Curso de Jornalismo da Faculdade Asces, faz lançamento do livro “Retrato Falado, Simulacro da Mulher na TV”. O evento acontece nesta sexta (13), dentro da programação da Semana da Mulher, promovida pela Instituição.

O estímulo para o estudo partiu de questionamentos sobre a imagem da mulher brasileira no formato apresentado pelo quadro ‘Retrato Falado’, dentro do programa Fantástico da Rede Globo. “Fizemos alguns questionamentos: quem é esta mulher brasileira apresentada pela Rede Globo? Qual é a visão de mundo que o Retrato Falado faz?”, explica Christiane.

De acordo com a autora, no decorrer da obra, essa análise integra os frutos apresentados de uma concepção da mulher, muitas vezes esteriotipadas pela gama de produções televisivas em confronto com a noção de dignidade humana, inerente e igual para todos os gêneros. “A análise do quadro nos leva justamente a temas referentes à mulher no seu universo cotidiano e como eles são apresentados aos telespectadores dos procedimentos televisuais”, argumenta a professora.